Irã proíbe homens e mulheres de verem os jogos da Copa juntos

Do UOL, em São Paulo

  • Amin M. Jamali/Getty Images

    Torcida do Irã comemora classificação para a Copa-2014

    Torcida do Irã comemora classificação para a Copa-2014

A polícia iraniana irá proibir homens e mulheres de assistirem juntos aos jogos da Copa do Mundo nos lugares em que houver uma transmissão pública das partidas.

O governo presidido por Hasan Rohani já definiu que irá dispor de vários telões nas principais cidades do país.

O subcomandante da polícia iraniana, no entanto, adverte: "Os cinemas poderão destinar salas separadas para mulheres e homens, mas a projeção para um público misto está proibida", afirmou em declaração à agência de notícias EFE.

A decisão já causou as primeiras reações. Reza Saidipur, responsável por um dos principais cinemas da capital Teerã, disse que irá "renunciar a transmissão do futebol se a família e as mulheres não têm a possibilidade de estarem presentes".

A participação do Irã na Copa do Mundo já envolveu outras polêmicas. A principal delas aconteceu no Mundial de 98, na França, quando Irã e Estados Unidos, rivais no campo diplomático, se enfrentaram na primeira fase.

Apesar do ambiente de tensão, as duas equipes posaram juntas para fotos antes do apito inicial. Os iranianos chegaram a entregar buquês de flores aos americanos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos