Protesto anticopa no RJ critica Ronaldo; uma pessoa fica ferida

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro*

Um dia após Ronaldo dizer que vândalos que estivessem em manifestação mereciam "um cacete", o ex-jogador foi alvo de uma manifestação no Rio de Janeiro. Em protesto contra a Copa do Mundo, o Fenômeno foi duramente criticado.

Eron Morais de Melo, manifestante que sempre acompanha os protestos no Rio de Janeiro vestido de Batman, levou um cartaz com a foto de Ronaldo, além de uma mensagem para o ex-jogador: "Ronaldo traidor. Você é que merece levar cacete."

Do outro lado do mesmo cartaz, em inglês, o manifestante dizia que Ronaldo estava encorajando a violência contra o povo.

Questionado pela reportagem do UOL Esporte sobre o motivo do protesto, Melo não poupou críticas ao ex-jogador.

"Eu acho que o Ronaldo vai conseguir superar o Pelé, que calado é um poeta", afirmou Eron. "Não precisamos de ídolos como o Ronaldo. O Brasil não precisa ser campeão de futebol, precisa ser medalha de ouro em educação e saúde", disse ele.

Na última quinta-feira, Ronaldo disse, em participação na sabatina do jornal Folha de S. Paulo, que era a favor das manifestações, mas afirmou que vândalos presentes nos protestos mereciam apanhar.

Manifestação bloqueia ruas

A manifestação no Rio de Janeiro começou por volta das 17h, com aproximadamente 300 pessoas reunidas na Cinelândia. Os manifestantes caminham pelas ruas do Centro em direção à prefeitura carioca pacificamente, fechando algumas vias.

Depois de chegar à prefeitura, o movimento encontrou com professores estaduais e municipais em greve e que também protestavam no local. Então, a manifestação contra a Copa voltou a rumar sentido Cinelândia, fechando alguns trechos da avenida Presidente Vargas inclusive.

O retorno foi um pouco mais tenso, principalmente porque policiais passaram a intensificar revistas a manifestantes. Aliás, o número de policiais mobilizado para acompanhar o protesto superou de longe o número de pessoas que foram a rua se manifestar. Quatro batalhões da Polícia Militar foram deslocados, entre eles o Batalhão de Choque, que levou cerca de 150 policiais ao Centro do Rio.

No final do protesto, já de volta à Cinelândia, uma discussão entre policiais e manifestantes causou um tumulto. Um homem que acompanhava o protesto tomou uma pancada na cabeça (não há informações sobre de onde partiu o golpe) e caiu.

Ele foi socorrido por médicos que acompanhavam o protesto. Depois, foi encaminhado para o hospital, consciente.

*Atualizada às 22h25

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos