De olho no cofre

Projeto mais caro da Copa funcionará parcialmente no Mundial

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação

    Transcarioca será inaugurada no domingo, mas não estará funcionando a 100% de sua capacidade

    Transcarioca será inaugurada no domingo, mas não estará funcionando a 100% de sua capacidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou nesta quinta-feira que o corredor de ônibus expresso Transcarioca funcionará só parcialmente durante a Copa do Mundo de 2014. A construção do BRT ligando o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca é a obra mais cara entre todas as prometidas para o Mundial da Fifa. Custará, ao todo, cerca de R$ 2,2 bilhões. A população carioca, contudo, só poderá utilizar todo o sistema dentro de aproximadamente três meses.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que esse foi o prazo dado por autoridades de transporte da cidade para que a Transcarioca esteja 100% funcionando. Em entrevista coletiva nesta manhã, ele mesmo não quis estipular uma data para que o corredor esteja operando em sua plenitude.

"A gente vai pôr a Transcarioca em operação à medida que der. Isso será feito à medida que a gente for sentindo-se confortável com a operação, que a população for habituando-se ao novo sistema", afirmou ele. "Estamos falando com uma coisa que vai mexer com a vida de 320 mil pessoas. É a maior obra de mobilidade que a Prefeitura do Rio já realizou."

A Transcarioca é a única obra de mobilidade urbana que a prefeitura comprometeu-se a entregar para a Copa. Em 2010, O próprio prefeito assinou um documento, a chamada Matriz de Responsabilidades da Copa, em que informava que concluiria o corredor de ônibus até maio do ano passado. Na época, a obra estava orçada em R$ 1,6 bilhão.

A entrega da Transcarioca, porém, atrasou mais de um ano. Isso impactou o plano de operação do corredor de ônibus.

O BRT será inaugurado neste domingo. A presidente Dilma Rousseff estará no Rio para o evento. A partir de domingo, no entanto, somente um curto trecho do corredor estará operando.

Já a partir de quarta-feira, será possível fazer o trajeto da Barra ao Galeão. Mesmo assim, nem todas as estações do percurso estarão abertas para embarque a desembarque. O secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão, informou que a estação que liga a Transcarioca ao metrô e, portanto, dá acesso ao Maracanã estará operando.

Segundo o prefeito Paes, o fato de a Transcarioca não abrir todas suas estações não quer dizer que ela não está pronta. "A Transcarioca está pronta. Não abrir todas as estações é uma forma de operar. Se quisesse operar inteira, a gente abria."

A Transcarioca terá 39 quilômetros de extensão. Ligará 47 estações de embarque e desembarque e cinco terminais. A estimativa da prefeitura é que ela reduza em 60% o tempo de deslocamento de passageiros que fazem o percurso da Barra ao Galeão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos