Vai ter samba na Copa, sim. Mesmo sem Ronaldinho Gaúcho

Gustavo Franceschini, Paulo Passos, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (Rio de Janeiro)

Ronaldinho Gaúcho
Ronaldinho Gaúcho

Homem de confiança de Luiz Felipe Scolari, Paulo Paixão esteve com o técnico no Grêmio, no Palmeiras e na passagem vitoriosa na seleção brasileira em 2002. Manter os jogadores bem fisicamente é a função principal do carioca, sambista e fã do Salgueiro. Cabe a ele também outra obrigação: substituir Robinho e Ronaldinho Gaúcho, barrados por Felipão, na função de comandante do pagode nas horas de folga do time. 

Além de Paixão, Dante, Daniel Alves, Fernandinho e Willian formam o grupo do mais ativos na roda de samba dos jogadores da seleção. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, Felipão chegou a ironizar os músicos da seleção e disse que o nível caiu após a saída de Ronaldinho do time. 

"Vai ter, mas eles são ruins demais.. Quando eles começam, eu logo digo: ai, ai, ai. Eles não têm música nenhuma. Vamos ver agora. Eu fico lá sacaneando quando eles começam. Pandeiro tem dois ou três que vão bem. Eles emendam uma música na outra de forma errada. Quando tinha o Ronaldinho era bom", disse Scolari.

"Não está pior não, melhorou. pô!", defendeu Paixão. "Hoje sou reserva do reserva do pandeiro. Tem o Willian", completou.

"O Paixão é quem comanda o pagode com a galera. Sabe das coisas. Ou pelo menos diz que sabe [risos]. Ele sempre gostou e, sempre que pode, desfila em escola de samba", disse Felipão, que, no último Carnaval, não deixou a Sapucaí antes de acompanhar o preparador físico passando pelo Salgueiro no desfile das campeãs.

A roda de samba tem funções definidas. Dante toca cavaquinho, Fernandinho e Daniel Alves assumem o tantãn e, como disse Paixão, ele e Willian são os responsáveis pelo pandeiro. "Repique todo mundo pega, né?", brinca.

Felipão pode não ser um dos maiores fãs de samba, mas se diverte com o ritmo e até já usou uma música do gênero musical como hino da seleção. Em 2002, observou que os jogadores eram fãs da canção "Deixa a vida me levar", de Serginho Meriti e Eri do Cais, que ficou famosa na voz de Zeca Pagodinho.

A música era usada em vídeos motivacionais e embalou a conquista do pentacampeonato mundial na Copa de 2002, na Coreia do Sul e no Japão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos