Pastor de Neymar diz que usará o WhatsApp para alimentar a fé do jogador

José Ricardo Leite e Rodrigo Bertolotto

Do UOL, em São Paulo

Reprodução/Facebook
Newton Lobato, pastor da igreja de Neymar na Baixada Santista

Um dos aplicativos mais usados do mundo será útil para Neymar exercitar sua religiosidade durante a concentração para a disputa da Copa do Mundo. Será graças a tecnologia, em especial ao Whatsapp, que o pastor do craque fará contato e enviará mensagens da Bíblia.

"Ele me deu liberdade para cada semana entrar em contato. Às vezes, ligo. Outras vezes mando um WhatsApp. É até melhor mandar uma mensagem bíblica por WhatsApp. Eu escolho um trecho da Bíblia e mando. Depois a gente conversa e dou força e uma palavra de apoio para o momento que ele está vivendo", disse o pastor Newton Lobato ao UOL Esporte.

Há 14 anos, Neymar começou a frequentar a Igreja Batista Peinel, em São Vicente, que lhe serviu de apoio para seu amadurecimento pessoal e profissional. A igreja lhe foi apresentada por Betinho, seu técnico na época das categorias de base. O jogador gostou da mensagem e passou a se apoiar nela.

Neymar passou até a levar os seus pais para os cultos. O jogador conheceu o pastor Newton Lobato aos oito anos e, desde então, sempre procura por ele para exercitar a sua religiosidade, especialmente em momentos importantes e decisivos de sua vida.

A mudança para Barcelona em julho de 2013 impediu que Neymar continuasse a frequentar a igreja com regularidade. Mas, na última quinta-feira, fez uma visita ao local ao lado de sua mãe e amigos. Só que não encontrou Lobato, que estava em viagem a Santa Catarina.


A frequência de Neymar nos cultos começou a cair quando ele tinha 17 anos. Foi quando ele explodiu como jogador de futebol e não conseguiu mais manter a antiga rotina pelos compromissos que passou a ter como profissional. Ainda assim, sua mãe continua a ir regularmente, e seu pai, sempre que possível.

No ano passado, o pai de Neymar disse que admirava o fato de o jogador manter seu lado religioso. "Ele faz isso pra congregar e alimentar seu espírito. Ele sempre quer estar mais perto da palavra de Deus. Isso foi desenvolvido pela gente, isso cabia à gente levar nossos filhos, essa coisa de crescer espiritualmente", falou.

O técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari, e a CBF não colocaram nenhum tipo de restrição a esse tipo de contato dos jogadores, como telefone ou WhatsApp.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos