Suárez passa por cirurgia e ficará afastado até início da Copa, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

O atacante uruguaio Luis Suárez passou por uma cirurgia no joelho na manhã desta quinta-feira e passa bem após o procedimento, informou o site Ovación Digital, do jornal uruguaio El País. De acordo com a publicação, a Federação Uruguaia de Futebol está otimista sobre as possibilidades de presença do jogador na Copa do Mundo. O tempo de recuperação previsto é de 15 a 20 dias. 

O Uruguai tem estreia na Copa do Mundo marcada para o dia 14 de junho, contra a Costa Rica, a tempo de um possível retorno do jogador. A federação confirmou em comunicado que sua participação no Mundial não está descartada, mas não deu um prazo para a recuperação de Suárez.

Suárez foi operado pelo médico Luis Francescoli, irmão do ex-jogador uruguaio Enzo Francescoli, ídolo da seleção local e do River Plate nos anos 1980 e 1990. Depois da cirurgia, o jogador falou no Twitter com um jornalista uruguaio que comentava a operação. "Estou me sentindo bem e já pronto para correr. Obrigado a todo mundo e fiquem tranquilo, porque vou chegar (ao Mundial)", disse o atacante.

O secretário de seleções nacionais da Federação Uruguaia, Roberto Pastoriza, disse pouco antes do procedimento cirúrgico que a entidade está otimista. "De acordo com uma informação que recebi, estão todos otimistas de que ele possa jogar o Mundial", disse.

De acordo com o El País, Suárez teve constatada uma lesão no menisco do joelho esquerdo e acabou submetido a uma artroscopia. A Federação Uruguaia ainda vai divulgar um comunicado sobre o estado do jogador e suas perspectivas para o Mundial.

Apesar de haver possibilidade de Suárez vir ao Brasil para a disputa da Copa do Mundo, a imprensa uruguaia lamentou a lesão em um momento tão bom na carreira do jogador, que teve a temporada 2013/2014 como a sua melhor pelo Liverpool. Na penúltima rodada, quando seu time tropeçou e praticamente deixou escapar o título inglês, o uruguaio deixou o gramado chorando.

A seleção uruguaia está no Grupo D, considerado como o "grupo da morte" da Copa do Mundo deste ano, tendo como concorrentes, além da Costa Rica, duas campeãs mundiais, a Itália e a Inglaterra. Na última Copa, com Suárez, o Uruguai chegou ao quarto lugar em uma campanha surpreendente na África do Sul.

Confira o comunicado divulgado pela federação do Uruguai

"Pela presente, o departamento de saúde da AUF (Associação Uruguaia de Futebol) informa que no dia de ontem, quarta-feira, 21.05.14, o jogador Luis Suárez, logo após o aquecimento normal, no trabalho com bola, sentiu uma forte dor no joelho esquerdo. Foi detectado uma lesão no menisco externo no joelho.

A lesão foi avaliada com ressonância magnética, confirmando uma lesão parcial do menisco externo.

Na manhã de hoje, se realizou uma artroscopia para a recessão parcial do menisco. Não foram encontrados outros elementos de lesão no joelho.

Não está descartada sua participação na Copa do Mundo do Brasil.

Como antecedente a destacar, o jogador recebeu um traumatismo direto no joelho esquerdo no último jogo do Campeonato Inglês pelo Liverpool, no dia 11 de maio de 2014, com dor tratada com repouso desportivo pós-competição nas férias após o fim da Liga."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos