CBF inverte mando e adia último teste do Itaquerão para 1º de junho

Bruno Freitas, Gustavo Franceschini e Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

O último teste do Itaquerão para a Copa do Mundo foi adiado para 1º de junho, com o jogo entre Corinthians x Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. Inicialmente, essa partida ocorreria no Maracanã. Mas a CBF optou por determinar a partida na zona leste de São Paulo a pedido do COL (Comitê Organizador Local) e do Corinthians.

O adiamento aconteceu para que as arquibancadas temporárias sejam testadas neste último jogo antes da Copa do Mundo.

Além disso, o teste do Itaquerão inicialmente seria no dia 29 de maio (Corinthians x Cruzeiro), uma quinta-feira útil. Com a mudança para 1º de junho, a partida passa a ser em um fim de semana (domingo), com trânsito menor na região.

"Dado ao alto padrão da partida de abertura da Copa do Mundo da FIFA, é vital para os organizadores que todas as instalações sejam testadas nas reais condições de jogo, incluindo o uso dos assentos temporários e das instalações adjacentes. Essas instalações complementares não estavam prontas quando o primeiro evento-teste aconteceu, no dia 19 de junho de 2014 (Na verdade dia 18 de maio). A decisão de organizar o evento no domingo ao invés de em um dia da semana foi tomada, depois de um pedido das autoridades locais, para minimizar o impacto na rotina operacional da cidade", explicou a Fifa em nota.

"O 2° evento teste antes da abertura acontecerá na Arena de São Paulo em 1/6. CBF deve remanejar um jogo do Brasileiro. Para nós é vital que todas as instalações sejam testadas em condições totais de jogo: assentos temporários e instalações adjacentes", escreveu o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na sua conta do Twitter.

Na última segunda-feira, a entidade anunciou que o jogo do dia 29 de maio entre Corinthians x Cruzeiro, inicialmente marcado para o Canindé, ocorreria no Itaquerão. Mas nesta quarta-feira houve reviravolta. O Itaquerão não abrigará mais Corinthians x Cruzeiro. A partida entre os times paulista e mineiro será disputado no Canindé.

O primeiro jogo teste no Itaquerão teve Corinthians 0 x 1 Figueirense, no domingo, Para essa partida, foi colocada carga entre 35 mil e 40 mil ingressos. Agora contra para o compromisso em 1 de junho, a expectativa é que todos os 68 mil ingressos sejam ocupados.

O Corinthians utilizará o Canindé nesta quarta-feira para o duelo contra o Atlético-PR, jogo marcado para as 22h.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos