Brasil tem 17 campeões na elite europeia. Mas maioria passou longe da Copa

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

O Brasil é o segundo país com mais representantes entre os jogadores campeões das seis principais ligas do futebol europeu (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal). O Brasil da Copa de 2014, porém, está longe de ser um dos mais relevantes na elite do Velho Continente. Para a maioria dos atletas nascidos no país que levantaram taças nacionais na temporada 2013/2014, o Mundial nunca passou de sonho distante.

O país que teve mais campeões nacionais na elite europeia foi a Espanha (18). O Brasil tem 17 jogadores que venceram ligas da temporada 2013/2014, mas apenas quatro deles foram chamados por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo (Dante, do Bayern de Munique, e Fernandinho, do Manchester City, além de Maxwell e Thiago Silva, ambos do Paris Saint-Germain).

A comparação com a Espanha é gritante. Os atuais campeões mundiais incluíram dez vencedores das principais ligas europeias na lista de 30 jogadores que foi entregue à Fifa – a relação final com os 23 nomes da Copa será divulgada apenas no dia 25 de maio, e o grupo dos que obtiveram títulos terá pelo menos uma baixa: Thiago Alcantara, filho do brasileiro Mazinho, que defende o Bayern de Munique e está lesionado.

Entre os 13 brasileiros campeões na elite europeia que foram preteridos por Felipão, Rafinha (Bayern de Munique), Filipe Luis (Atlético de Madri), Miranda (Atlético de Madri) e Lucas (Paris Saint-Germain) chegaram a ser incluídos na lista de sete suplentes para a Copa. Marquinhos, do Paris Saint-Germain, foi convocado pelo técnico para amistosos contra Honduras e Chile. Para os outros oito, contudo, o Mundial de 2014 nunca foi mais do que um sonho.

Isso vale até para jogadores que têm história na seleção brasileira, como Luisão, campeão português com o Benfica, Alex, que venceu o Campeonato Francês com o Paris Saint-Germain, e Diego, dono da taça do Espanhol pelo Atlético de Madri.

A lista de brasileiros que obtiveram taças na elite europeia durante a última temporada ainda tem o goleiro Rubinho, reserva na Juventus, e um grupo do Benfica: o goleiro Artur, o lateral esquerdo Guilherme Siqueira, o zagueiro Jardel e o atacante Lima,

"A Liga Portuguesa é muito competitiva. Sei que no Brasil não tem o mesmo impacto da Liga Espanhola, por exemplo, mas também tem muita qualidade. Cada jogo é uma briga boa", avaliou Lima.

Revelado pelo Paysandu, o brasileiro de 30 anos defendeu Iraty, J.Malucelli, Paraná, Juventus, Santos e Avaí antes de se aventurar no futebol português. Lima está no país europeu desde 2009 e defende o Benfica desde 2012.

Como destaque na equipe lisboeta, que também conquistou a Taça de Portugal na temporada 2013/2014, Lima chegou a ser alvo de especulações na imprensa lusitana. O brasileiro poderia se naturalizar e defender a seleção do país europeu. "Essa questão levantou algum ruído, mas a verdade é que eu não recebi nenhum convite", relatou ele.

A lista de brasileiros campeões na elite europeia ainda podia ser maior se não fosse a opção de alguns atletas. Quatro jogadores que disseram não à seleção tiveram temporadas vitoriosas em seus clubes.

É o caso de Thiago. O filho de Mazinho nasceu na Itália e cresceu na Espanha. Pôde optar entre os dois países ou a nação de origem do pai, mas escolheu defender a seleção espanhola.

Em entrevista coletiva concedida em 2011, Thiago disse que nunca pensou em defender a seleção brasileira: "Tive chance de jogar pelo Brasil, sim, mas estou na Espanha desde os três anos. Aprendi a ler e me desenvolvi na Espanha".

Quando Mazinho parou de jogar, voltou ao Brasil para morar no Rio de Janeiro. Thiago foi matriculado na escola Anglo Americana e estudou na mesma sala de Rodrigo Moreno Machado, que também é filho de um ex-jogador (Adalberto, que foi lateral esquerdo do Flamengo nos anos 1980).

Rodrigo sempre foi torcedor do Flamengo e chegou a jogar nas categorias de base do clube. Quando Mazinho voltou a viver na Espanha, o amigo de Thiago foi com ele e começou a atuar no Celta. De lá migrou para o Real Madrid, clube que o atacante deixou em 2010 para assinar contrato de cinco anos com o Benfica. Rodrigo teve um começo claudicante na equipe portuguesa e chegou a ser emprestado ao Bolton, mas voltou para ser um dos grandes destaques da equipe campeã nacional na temporada 2013/2014. Assim como Thiago, ele escolheu defender a seleção espanhola.

O grupo dos os jogadores que foram campeões das principais ligas da Europa na temporada 2013/2014 tem outro que podia ter escolhido a seleção brasileira: Marcos "Rony" Lopes, promessa do Manchester City, que nasceu em Belém e joga por Portugal.

O coordenador das categorias de base da seleção brasileira, Alexandre Gallo, chegou a visitar Lopes neste ano para tentar mudar a ideia do jogador. A conversa fez parte de um esforço orquestrado pela CBF para não perder revelações como Thiago e Rodrigo.

O mapeamento feito pela CBF também teve outro motivador: Diego Costa, centroavante que chegou a ter convocações para a seleção brasileira – com Luiz Felipe Scolari, inclusive – mas preferiu defender a Espanha – o atacante do Atlético de Madri, campeão espanhol da última temporada, está na lista inicial do país europeu para a Copa do Mundo.

A seleção montada por Felipão para a Copa de 2014 tem cinco jogadores que foram campeões nacionais na última temporada. Além do quarteto que joga nas principais ligas, Bernard venceu o Ucraniano com o Shakhtar Donetsk.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos