menu

UOL Copa

Protesto reúne mil no Itaquerão contra a exploração sexual infantil

Verônica Mambrini
DO UOl, em São Paulo

Organizações não governamentais, crianças e militantes se reuniram hoje cerca de mil pessoas, incluindo 150 crianças, em frente ao Itaquerão, para protestar contra a exploração sexual infantil durante a Copa. "É uma tragédia anunciada", disse a vereadora Patrícia Bezerra, relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de São Paulo, que investigou a Exploração Sexual Infantil em São Paulo.

A data foi escolhida por ser dia de combate nacional à exploração e abuso sexual infantil. "Já há denúncias ligadas à construção do Itaquerão. A exploração sexual infantil acontece nos alojamentos, muitos trabalhadores vêm de outros lugares do país e contratam serviços baratos de meninas da região. Estamos aqui para dizer que não esquecemos. Não queremos que essa seja a imagem, a estatística, a exemplo da África", disse a vereadora. A passeata lança também a hashtag #Levanteessabola, nas redes sociais, contra exploração sexual infantil durante a Copa.

Segundo a vereadora, as redes de proteção à criança vulnerável são frágeis e não foi feito nenhum investimento para melhorá-las. "A proteção da família faz muita diferença na exposição a aliciadores. Não tem destinação de verba para essa questão. Será que é interessante que essa criança não seja protegida?", questiona.

O deputado estadual Carlos Bezerra Jr., autor do Observatório de Infância, lembra que a Copa vai trazer mais fatores de risco. "Teremos mais de 60 mil turistas em São Paulo durante a Copa, as escolas estarão em férias ou terão feriado e as creches não estarão funcionando. Os os ambientes de proteção da criança não estarão em funcionamento." Além de casos facilitados por aliciadores, há evidências de abordagem direta e de grupos de turismo sexual, segundo o deputado. "Estamos denunciando a omissão da FIFA e das autoridades brasileiras."

Patrícia Bezerra critica o posicionamento da Fifa. "A Fifa foi chamada para participar de uma campanha e se recusou para evitar a associação com exploração sexual infantil. O Brasil se curvou diante da Fifa, a arrecadação de direito de imagem foi de 1,3 bilhão, e nenhum centavo foi destinado para coibir a exploração sexual infantil. Vai ser uma tragédia anunciada. A Alemanha um país é mais estruturado e teve problemas, imagem a proporção do que vai acontecer aqui."

A ação estimula também que as pessoas denunciem suspeitas de violência e de exploração sexual infantil, seja por telefones ou outros meios. O aplicativo Proteja, para smartphones e tablets, foi desenvolvido por voluntários em parceria com a Unicef e o governo brasileiro, e indica telefones para denúncias e endereços de delegacias, conselhos tutelares, Varas da Infância e Juventude e organizações a partir de onde o usuário está. "Quem ver algo suspeito, como uma adolescente acompanhada de sujeito em situações duvidosas, deve ligar para o Disque 100 imediatamente", disse Patrícia.

"Nossa expectativa era que um legado fosse a melhoria da rede de proteção, principalmente ao redor dos estádios e nas cidades-sede. Mas a mesma omissão nas obras cabe às crianças. Se nada será feito será um recorde no número de casos", disse o deputado Carlos Bezerra Jr.

Hoje é a estreia oficial do Itaquerão, às 16h, contra o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro. O estádio vai receber a abertura da Copa em 12 de junho e sediará os jogos da Copa em São Paulo. 

Está na inauguração do Itaquerão? Mande sua foto para o UOL. Pelo Twitter, puplique suas imagens citando o perfil do @UOLEsporte com as hashtags #itaquerao #uol. Pelo Instagram, poste fotos e vídeos com #itaquerao #uol. As imagens e as informações poderão ser publicadas pela Redação do UOL.

Veja também

Mais comentários