Copa pode ter mais de 100 jogadores 'vira-casacas'

Do UOL, em São Paulo

Uzbequistão, Cabo Verde, Kosovo e Guiné-Bissau devem disputar a Copa do Mundo no Brasil. Não, não teve virada de mesa nem nada de inesperado aconteceu. Mas se considerados os locais de nascimento dos jogadores relacionados para o Mundial até o momento, esses e outros 14 países que não conseguiram vaga nas eliminatórias estarão representados a partir do dia 12 de junho.

Levantamento feito pelo UOL Esporte com base nas convocações das 32 seleções, a maioria delas com mais de 23 nomes, mostra que 18 países cujos times não se classificaram estarão presentes na Copa por meio de jogadores "emprestados".

Além dos quatro já citados, a lista inclui também Albânia, Angola, Áustria, Canadá, Jamaica, Macedônia, Nicarágua, Noruega, Polônia, República Democrática do Congo, República Tcheca, Senegal, Suécia e Venezuela.

Outros dez países garantidos na Copa também cederam jogadores para outras nações, totalizando 28 fornecedores de 104 "vira-casacas". A França é a líder desse ranking, com 33 jogadores nascidos em território francês atuando por outras seleções, em grande parte devido à colonização dos países africanos.

O Brasil aparece em terceiro lugar. Sete jogadores devem atuar como rivais da seleção de Felipão na segunda Copa do Mundo a ser realizada por aqui. Alguns já são bem conhecidos do público brasileiro, como Diego Costa (pré-convocado pela Espanha), Pepe (Portugal) e Thiago Motta (Itália).

Rômulo também está na pré-lista da Itália, assim como Marcos González foi lembrado pelo Chile. Já Eduardo da Silva e Sammir, presentes na lista de 30 nomes da Croácia, enfrentarão o Brasil já na abertura da Copa, dia 12, em São Paulo, caso se mantenham entre os 23 convocados.Portanto, não estranhe uma entrevista em português durante a Copa de um jogador vestindo uma camisa sem as cinco estrelas.

O número de 'vira-casacas' só não é maior porque Thiago Alcântara, filho do tetracampeão Mazinho nascido na Itália e que joga pela Espanha, está lesionado e não disputará a Copa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos