Lucas e Kardec ficam em lista de espera para a Copa. Veja os 7 chamados

Do UOL, em São Paulo

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta terça-feira a lista de 30 jogadores enviada para a Fifa para a Copa do Mundo. A relação inclui os 23 convocados por Luiz Felipe Scolari, mais sete jogadores suplentes. Miranda (Atlético de Madri), Filipe Luis (Atlético de Madri), Rafinha (Bayern de Munique), Lucas Leiva (Liverpool), Alan Kardec (São Paulo), Lucas (PSG) e Diego Cavalieri (Fluminense) foram os escolhidos para ficar na lista de espera. Ronaldinho, Kaká e Robinho, chamados pelo técnico para amistosos em 2013, não aparecem na relação.

Felipão tem até o dia 2 de junho para confirmar à organização da Copa do Mundo qual será a sua lista final de 23 nomes. Diferentemente de outros técnicos, o brasileiro preferiu divulgar já no dia 7 de maio os seus escolhidos, sem deixar para fazer cortes no futuro. 

"Eu não acho que seja importante divulgar os 30 nomes agora (dia 7 de maio). Chamar três ou quatro e depois cortá-los, não acho que seja a melhor ideia. Eu preciso acrescentar esses sete nomes porque a Fifa obriga, mas se acontecer alguma coisa (uma lesão) eu posso chamar alguém que não está nesta lista", afirmou Felipão após a convocação, na última quarta-feira.

Scolari poderá convocar um nome que não esteja incluído na lista. Isso só acontecerá em caso de lesão, que precisa ser constatada pelo Comitê Médico da Fifa.

Presente na lista de suplentes, Lucas é  um dos jogadores com mais convocações na era Scolari Esteve em seis das 10 listas divulgadas antes da Copa do Mundo. Mas o atacante foi perdendo espaço após a Copa das Confederações e deixou de ser convocado após atuação apagada em 45 minutos do amistoso contra a Zâmbia, na China, em outubro do ano passado. Já Alan Kardec, nunca havia sido chamado por Felipão, mas suas atuações no Palmeiras em 2013 agradaram o técnico.

Convocações anteriores

Na convocação para a Copa de 2010, na África do Sul, o técnico Dunga anunciou pela manhã a lista com 23 nomes, enquanto os outros sete foram divulgados pelo site oficial da CBF, durante a noite, no mesmo dia. Os suplentes na ocasião foram: Diego Tardelli, Carlos Eduardo, Marcelo, Alex (zagueiro), Sandro, Ronaldinho Gaúcho e Paulo Henrique Ganso. Esses dois últimos eram muito pedidos pela torcida brasileira naquele momento.

Mas nenhum atleta se machucou na preparação para aquele Mundial. Em 2006, houve o corte de Edmilson, e a convocação de Mineiro para substituí-lo. Quatro anos antes, com Felipão, o corte foi do volante Emerson que deu lugar a um meia, Ricardinho.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos