Fifa homologa punição e croata fica fora da Copa por cânticos nazistas

Do UOL, em São Paulo

  • Darko Bandic/AP

    Josip Simunic, jogador croata acusado de entoar cânticos nazistas

    Josip Simunic, jogador croata acusado de entoar cânticos nazistas

A Fifa manteve a punição de 10 jogos de suspensão ao croata Josep Simunic após ele entoar cânticos nazistas após a classificação de sua seleção ao Mundial. Assim, o jogador está fora da Copa do Mundo de 2014.

A Croácia será o primeiro rival do Brasil na Copa, em 12 de junho, no Itaquerão. Simunic não poderá nem presenciar as partidas da Copa dentro dos estádios.

"A Fifa aceitou a decisão proferida pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte) no caso envolvendo Josip Simunic, que foi sancionado por um comportamento discriminatório", diz trecho do comunicado divulgado pela entidade máximo do futebol nesta segunda-feira.

"A CAS confirmou integralmente a decisão, que suspendeu Simunic por 10 partidas oficiais, além de ser proibido de entrar nos limites dos estádios e ter que pagar uma multa de 30 mil francos suíços (R$ 70 mil)", explicava o documento.

Durante a festa de classificação, em novembro do ano passado, Simunic gritou palavras que seriam slogans do período nazista, no período em que a Croácia se aliou à Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. "Pela pátria!", gritou o zagueiro. "Preparados!".

O jogador do Dinamo Zagreb, entretanto, afirmou ter gritado por "amor ao povo e à pátria" e disse que essa foi sua única influência na hora de se dirigir aos torcedores.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos