Teste oficial do Beira-Rio para Copa vai passar longe do padrão Fifa

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

Obras no Beira-Rio
Obras no Beira-Rio

O único teste operacional do COL (Comitê Organizador Local) no Beira-Rio antes da Copa do Mundo ocorre neste sábado, no jogo entre Internacional e Atlético-PR, válido pela quarta rodada do Brasileirão. Mas não contará com vários itens do chamado padrão Fifa. Sem as estruturas temporárias, ainda na fase inicial de construção, o estádio não terá detector de metais. E os repórteres que não trabalham para TVs detentoras de direitos poderão ficar no gramado, algo proibido em competições organizadas pela entidade.

Além de não dispor dos detectores de metal, o Beira-Rio também contará com um contingente da segurança pública no sábado. Outros 450 seguranças particulares atuarão no interior do estádio.

O credenciamento de repórteres e técnicos de emissoras de rádio e TV não será feito pelo COL. A Aceg (Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos), continuará controlando o tema. E não haverá mudança radical no padrão da cobertura: acesso liberado ao campo, mas limitação de entrevista. No pós-jogo sim um teste da zona mista e da sala de entrevistas recém-inaugurada pelo Inter.

Com as 'concessões' em áreas como segurança e setor de mídia, o Comitê Organizador Local centralizará seus testes no serviço aos torcedores – com uso de 200 voluntários e proteção da chamada área de competições.

O grande cuidado será com o deslocamento das delegações, chegada ao estádio, acesso aos vestiários e ao gramado. Ao contrário dos jogos ordinários, somente pessoas credenciadas e ligadas ao COL poderão circular no túnel que leva ao campo e cercanias.

A sala que divide os dois vestiários, usada também como corredor antes do túnel de acesso e que inclusive acomodou entrevistas pós-jogo, terá segurança especial para evitar 'penetras'.

Em seu site, o próprio Internacional alerta que os serviços não terão garantia de funcionamento como na Copa do Mundo. O clube gaúcho, aliás, divulgou uma lista das áreas que o COL pretende atuar no sábado. Setores onde realmente irá realizar testes.

Limpeza e gestão de resíduos, serviços médicos, alimentação para as delegações dos times e acesso aos portões aparecem no documento. O perímetro de segurança no entorno não consta na listagem e não será implantando.

De acordo com as normas da Fifa e do COL, uma linha de isolamento precisa ser instalada em todo o entorno do estádio. A cerca de 2,40 m será erguida ao lado da calçada da rua A, passando pela Avenida Beira-Rio, Avenida Padre Cacique e terminando na rua B. Este perímetro será ativado a partir de 22 de maio, quando o Beira-Rio será entregue aos organizadores da Copa do Mundo.

O outro perímetro, para acesso de público e imprensa, também não funcionará. Com um raio de dois quilômetros, ele inibe a presença de quem não for credenciado para trabalhar na Copa do Mundo ou não tiver ingresso para as partidas.

Se o cuidado com o entorno não será igual ao do mundial, no acesso sim. O COL irá contratar e treinar operadores de catracas para auxiliar na chegada do público. Além disto, 200 voluntários terão a missão de orientar os torcedores para assentos, banheiros e demais acessos do estádio.

Reinaugurado duas vezes neste ano, uma com a presença da presidente Dilma Rousseff e outra com um espetáculo musical e amistoso, o Beira-Rio receberá cinco jogos da Copa do Mundo. O primeiro deles será França x Honduras, em 15 de junho.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos