Itaquerão terá primeiro jogo do Corinthians ainda sem a gestão definida
Pedro Lopes
Do UOL, em São Paulo
O jogo não é oficial, mas o Corinthians entrará em campo pela primeira vez em uma partida competitiva no Itaquerão neste sábado. No dia 18 de maio, diante do Figueirense, pelo Brasileirão, será o primeiro jogo oficial. A bola vai rolar no novo estádio corintiano, mas a forma como ele será gerida só será definida após a a Copa do Mundo.
O projeto no final de 2012, acordado com a Caixa Econômica Federal, previa a criação de uma empresa específica para a gestão da arena, chamada Corinthians Properties Gestão de Arenas Ltda. A sociedade teria como objetivo gerir o Itaquerão seguindo padrões de gestão corporativa e maximizando o lucros.
A Corinthians Properties contaria com um conselho formado pelo responsável pelo estádio, Andrés Sanchez, por um diretor da Caixa Econômica Federal, um diretor da Odebrecht e o presidente do Corinthians (este teria poder de voto de minerva em caso de empate). Gestores do mercado seriam escolhidos para auxiliar na administração.
A proposta foi submetida ao Conselho de Orientação do clube (Cori) em setembro e ao Conselho Deliberativo em outubro do ano passado, e teve aprovação unânime em ambos, juntamente com a criação de um novo fundo para antecipar receitas de camarotes e arenas especiais.
A nova empresa foi bem recebida pelos conselheiros, mas não saiu do papel. Primeiramente envolveria um custo para sua criação, em um momento no qual o Itaquerão ainda não gera receita para o Corinthians. Também seria alvo de impostos, outro ponto que aumentaria as despesas do clube em uma hora considerada oportuna.
A alternativa que será adotada, pelo menos no primeiro momento, é a ideia inicial de que o gestor do estádio seja o próprio Corinthians. A administração terá a participação direta de profissionais especializados no assunto.
As formas de gestão, porém, ainda não estão totalmente definidas. Como o clube só começa a pagar o financiamento do Itaquerão a partir de janeiro de 2015, o segundo semestre será utilizado para testar alguns modelos comerciais para geração de receitas. Dentre eles está o inovador funcionamento das cativas: no Corinthians, ao contrário do que acontece na maioria dos outros clubes, não haverá proprietários de cadeiras. Os interessados poderão adquirir a prioridade sobre ingressos para um determinado lugar, por um periodo que pode variar entre três e sete anos.
As ideias só começarão a ser colocadas em prática depois da Copa do Mundo. Até lá, parte das propriedades a serem exploradas, como lojas, os próprios camarotes e locais de alimentação não estarão disponíveis.
A partida deste sábado acontecerá às 10h da manhã, e envolverá apenas atletas e ex-atletas do Corinthians. A definição de quantos lugares poderão ser ocupados no Itaquerão depende de um laudo do corpo de bombeiros, que deve estar concluído amanhã.