Neymar dá prazo para seus patrocinadores. Depois, só quer saber de Copa

Guilherme Costa e Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Não existe na atual seleção brasileira um jogador tão midiático quanto Neymar. O atacante do Barcelona é o atleta da equipe nacional que mais aparece em comerciais de TV aberta e isso só deve aumentar com a aproximação da Copa do Mundo de 2014. Os patrocinadores que quiserem aproveitar a imagem do camisa 10 de Felipão, contudo, têm poucos dias para montarem e finalizarem seus projetos. A partir de maio, a ideia do jogador é vetar ações de parceiros comerciais e se concentrar na preparação esportiva.

Segundo uma das empresas que vendem a imagem de Neymar, o estafe dele orientou que campanhas publicitárias e ações de patrocinadores sejam realizadas até o fim de abril. De maio em diante, o atacante pretende se concentrar apenas na Copa.

A ideia inicial era começar esse bloqueio ainda em abril. O prazo para patrocinadores foi estendido por causa de uma lesão que Neymar sofreu no início deste ano, que o impediu de participar de gravações e ações promocionais.

Agora, Neymar está no departamento médico novamente. Ele sofreu uma lesão no pé esquerdo e deve ficar afastado dos gramados por três ou quatro semanas. O técnico do Barcelona, Gerardo "Tata" Martino, já disse que não conta com o jogador para esta temporada. Na segunda-feira, Neymar, pai do atacante, contrariou essa ideia: "Nós pensamos primeiro no Barça. À Copa, vamos dar tempo".

Consultado pelo UOL Esporte, o estafe de Neymar não confirmou a existência de um bloqueio deliberado de agenda. No entanto, o jogador não tem nenhuma ação de patrocinador marcada para o período entre o início de maio e o fim da Copa do Mundo.

A Nike, por exemplo, não fará nenhuma ação com Neymar até a Copa. O jogador é uma das principais estrelas da campanha global da marca, mas o material já foi gravado. A fabricante de material esportivo tem contrato com o jogador desde 2007, quando Neymar tinha apenas 15 anos.

Funcionários da Nike ouvidos pelo UOL Esporte disseram que "Neymar está 100% focado na Copa". Ao menos outras duas empresas que patrocinam o atacante têm discursos parecidos.

Vale lembrar que o bloqueio é apenas de agenda. Campanhas que já estão gravadas vão assegurar presença constante de Neymar na mídia até o fim da Copa do Mundo.

Se esse tipo de bloqueio é comum entre atletas - o lutador Anderson Silva, por exemplo, costuma vetar ações de patrocinadores nos meses que antecedem lutas -, para Neymar é uma novidade. Em 2013, o jogador foi astro de um evento da Nike no dia da apresentação da seleção para a Copa das Confederações. Foram mais de cinco horas entre gravação, fotos e entrevistas para veículos estrangeiros.

Depois da conquista da Copa das Confederações e da transferência para o Barcelona, Neymar passou a ser mais blindado na seleção. Foram raras as vezes em que ele deu entrevistas coletivas na equipe nacional, por exemplo. No amistoso contra a África do Sul, o camisa 10 foi o único atleta que não conversou com jornalistas.

Na época, o silêncio do jogador estava diretamente relacionado à polêmica motivada pela transferência para o Barcelona. A negociação causou até a renúncia de Sandro Rosell, que ocupava a presidência da equipe espanhola.

Neymar é, segundo levantamento do Instituto Controle de Concorrência, a personalidade da seleção brasileira com mais tempo de exposição em TV aberta. Foram 578 inserções com ele em março, por exemplo, números que o colocam no 13º posto no ranking geral – a lista é liderada pela modelo Gisele Bündchen.

No início de abril, um dos patrocinadores de Neymar foi motivo de polêmica. O jogador mostrou pelo menos cinco vezes a cueca na partida entre Barcelona e Atlético de Madri, válida pela Liga dos Campeões da Uefa, e a peça tinha o logotipo da Lupo.

De acordo com o jornal "Folha de S.Paulo", a exposição da marca foi planejada pelo estafe de Neymar – a Lupo patrocina o jogador desde agosto de 2011. A assessoria de imprensa do atacante, entretanto, negou a teoria e disse que não houve ação intencional.

De qualquer forma, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fará uma palestra para os jogadores convocados para a Copa do Mundo. A relação com patrocinadores será um dos tópicos.

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