De novo? Escassez de ingressos da Copa e fila virtual irritam torcedor

Do UOL, no Rio de Janeiro

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

O início da última fase da venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014 foi marcado por reclamações e decepção de torcedores. Assim como já havia ocorrido em etapas anteriores, boa parte dos que acordaram cedo e se esforçaram para conseguir uma entrada para jogos do Mundial se queixou da escassez de bilhetes disponíveis e principalmente da dificuldade para acessar o sistema de comercialização dos ingressos no site da Fifa.

A etapa derradeira de venda dos ingressos da Copa começou às 7h desta terça-feira (horário de Brasília). Desde então, internautas têm manifestado sua insatisfação em redes sociais ou no UOL Esporte, que abriu um espaço justamente para que torcedores relatem suas experiências.

A internauta Fabulosa informou ao UOL Esporte que, às 6h40, já estava no site da Fifa à espera da abertura das vendas. Ficou na "fila virtual" até as 9h20. Quando acessou o sistema de compras, decepção: "Não tinha mais nada do Brasil, nada em São Paulo, nada no Rio de Janeiro, não tinha quartas, semifinal, nem final e abertura", disse ela. "Também não tinha Espanha, Inglaterra e Uruguai."

Fabulosa disse que chegou a registrar pedidos de ingressos em etapa anteriores, na qual os compradores dos bilhetes foram definidos por sorteio. Também não teve sucesso. "Entrei em todos os sorteios, com o máximo de pedidos permitidos. Entrei em todas as vendas diretas na primeira hora. Não consegui nada do que queria. Incrível, não?"

Mario Gibson também não conseguiu comprar ingressos. Até entrou no sistema de venda, mas não encontrou nada que o agradasse, e reclamou. "Nesta última etapa, entrei às 06h59 e só consegui acessar a página de compra às 09h15. Só havia jogos não muito interessantes e longe do Rio de Janeiro, minha cidade. Como amante do futebol é lamentável."

TEVE PROBLEMA? RELATE AQUI

Antes de Mario e Fabulosa, outros internautas já haviam reclamado da venda de ingressos. "Desde às 6h58 tentando e nada até agora. São 7h55", escreveu Line Von Der Ganso. "Fila padrão Fifa." 

"Desde às 6h55 na fila de espera virtual, ou seja, uma hora já na fila e nada, nem entrar no site de venda consegui", complementou o internauta Vinícius Borges. "Pelo twitter, já tem gente falando que não tem mais ingresso. Feio."

A Fifa disse que colocou 199.519 entradas do Mundial à disposição de torcedores em seu site. Nessa última etapa de venda de ingressos da Copa, a comercialização é feita por ordem de encomenda, ou seja, o torcedor que pedir seu ingresso primeiro leva. Às 8h30, já não haviam mais ingressos para jogos em São Paulo e no Rio.

Segundo a Fifa, existe a possibilidade de que surjam ingressos para esses jogos no decorrer desta última etapa de vendas, que termina junto com a Copa. Se patrocinadores ou torcedores devolverem alguns bilhetes, eles serão postos novamente à venda em cargas extras de ingressos.

Procurada para comentar as queixas de torcedores, a Fifa ainda não se pronunciou.

Como comprar

A venda dos bilhetes é feita pelo site www.fifa.com/ingressos. Na última etapa de comercialização das entradas, a venda dos ingressos acontece por ordem de encomenda, ou seja, quem pedir primeiro leva. Por isso, quanto antes o torcedor acessar a página da Fifa, mais chances de conseguir um bilhete.

Para comprar uma entrada, o torcedor deve acessar a página da Fifa, registrar-se e entrar no campo de venda de bilhetes. Ali, será aberta uma lista de jogos do Mundial. Em cada partida, será possível verificar quais ingressos ainda estão disponíveis. Se algum deles interessar, o torcedor deve marcá-lo e confirmar a compra no ato.

Na última fase da venda de ingressos, não é possível pagar os bilhetes via boleto bancário. Somente pagamentos com cartão de crédito ou débito são aceitos.

A Fifa já comercializou 2,5 milhões de ingressos do Mundial. Só brasileiros já compraram quase 1,6 milhão de entradas.

Centros de ingresso

Já a sexta-feira, a Fifa abre os centros de retirada de ingressos da Copa em cidades-sede do torneio. Nesses locais, também será possível fazer a compra de entradas, mas só a partir do dia dia 1º de junho. Nesta data, a comercialização passa a ser realizada simultaneamente por internet e presencialmente.

Os endereços dos centros de ingressos foram divulgados no mês passado (veja lista abaixo). Segundo a Fifa, os postos vão funcionar durante só nos finais de semana por três semanas seguidas. Depois disso, eles ficarão abertos todos os dias, até a final da Copa do Mundo.

VEJA O ENDEREÇO DOS CENTROS DE RETIRADA DE INGRESSOS

Belo Horizonte - Boulevard Shopping
Brasília - Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Cuiabá - Shopping Pantanal
Curitiba - Pátio Batel Shopping
Fortaleza - Centro de Convenções de Fortaleza
Manaus - Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Natal - Shopping Cidade Jardim
Porto Alegre - Barra Shopping Sul
Recife - Recife Shopping
Rio de Janeiro - General Severiano (Sede do Botafogo)
Salvador - Iguatemi Shopping
São Paulo - Ginásio do Ibirapuera

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos