Algoz do Fla liderou volta por cima da seleção mexicana que pega o Brasil

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Felipe Dana

    Carlos Peña duela pela bola com Muralha na partida em que o León eliminou o Fla no Maracanã

    Carlos Peña duela pela bola com Muralha na partida em que o León eliminou o Fla no Maracanã

A seleção mexicana que virá ao Brasil para a Copa do Mundo deste ano terá uma cara bem diferente em relação ao time batido pela equipe de Scolari em 2013, na Copa das Confederações. Após os apuros nas eliminatórias, um dos nomes que liderou esta transformação é Carlos Peña, autor do gol que selou a eliminação do Flamengo na Copa Libertadores na última quarta-feira, em pleno Maracanã.  

O jogador do León anotou o terceiro gol na vitória sobre o Flamengo por 3 a 2, coroando a boa fase atual, em que é titular absoluto da seleção. O volante foi uma das peças recentemente inseridas no grupo, pouco antes da repescagem nas eliminatórias, quando o México jogou a classificação contra a Nova Zelândia depois de fracassar no torneio qualificatório da Concacaf.

Chamado de Gullit, em razão do estilo de cabelo que lembra o antigo jogador holandês, Peña tem o futebol comparado ao do inglês Steven Gerrard. É um volante que sai para o jogo, sem se apavorar quando tem que carregar a bola. O atleta de 24 anos também costuma aparecer como elemento surpresa para conclusões.

Em novembro de 2013, Peña anotou o último gol da vitória por 4 a 2 sobre a Nova Zelândia na Cidade do México, selando a classificação da seleção do país na repescagem. Os outros três foram marcados por Oribe Peralta, do Santos Laguna, outra peça que não esteve na Copa das Confederações, mas que hoje é intocável no time.

Em junho passado, o México veio ao Brasil sob a direção de José Manuel de la Torre. No entanto, diante de tropeços seguidos ao longo da campanha nas eliminatórias, a equipe trocou de comando algumas vezes. Peña então começou a jogar com o técnico Víctor Manuel Vucetich, mas virou titular de vez com o atual chefe, Miguel Herrera.

No começo de abril, Peña foi titular no empate por 2 a 2 contra os Estados Unidos, fora de casa, em partida de preparação para a Copa. Um bom resultado que ameniza a crise de 2013.  

Os mexicanos correram sérios riscos de ficar de fora da Copa. Na fase final da Concacaf, disputado entre seis seleções, o time terminou na quarta colocação, atrás de EUA, Costa Rica e Honduras. A quarta colocação, com o direito de ir à repescagem, veio ironicamente graças a uma vitória dos eternos rivais americanos sobre o Panamá na última rodada.

Ainda sem Peña, o México foi batido pelo Brasil na Copa das Confederações por 2 a 0, com gols de Neymar e Jô. O jogo em 19 de junho de 2013 foi disputado no estádio Castelão, em Fortaleza, mesmo palco da partida do Mundial neste ano, válida pela primeira fase [neste ano, será no dia 17 de junho]. Croácia e Camarões também integram o grupo A, ao lado de brasileiros e mexicanos.  

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos