menu

UOL Copa

Corinthians no Itaquerão contra o Flamengo? O próprio clube acha difícil

Gustavo Franceschini
Do UOL, em São Paulo

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão

Na semana passada, Andrés Sanchez disse ao UOL Esporte que o Corinthians espera usar o Itaquerão na partida diante do Flamengo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Hoje, a possibilidade imaginada pelo ex-presidente parece improvável, embora ele ainda acredite pessoalmente nela. Apertado pelos prazos da CBF e do Corpo de Bombeiros, a tendência é que o time de Mano Menezes faça seu primeiro jogo em casa no Pacaembu.

Diante dos microfones, o Corinthians ainda argumenta que pode conseguir jogar contra o Flamengo em sua nova casa. Nos bastidores, porém, tanto o clube quanto a Odebrecht sabem que isso é muito difícil, por mais que Andrés esteja empenhado na missão.

A obra, argumenta a construtora, não seria um problema. A empresa responsável por erguer o Itaquerão promete entregar sua parte até o dia 15 de abril, portanto na terça da semana que vem.

Hoje, o estádio precisa de acabamentos finais e da retirada da torre de sustentação da cobertura na arquibancada norte, que fica atrás de um dos gols. Faltaria, talvez, um pedaço do telhado do setor norte, que não impediria a realização da partida. Como as arquibancadas provisórias ainda estão sendo montadas nas alas norte e sul, elas provavelmente não receberiam torcedores na partida.

O Corinthians também diz que a operação do Itaquerão não seria um problema. A logística de segurança, catracas e alimentação seria transferida do Pacaembu para a nova arena. A mobília do local, especialmente dos vestiários, também poderia ser viabilizada sem grande sufoco.

O problema é que faltam ao Itaquerão laudos importantes. Na última sexta, depois de uma cobrança pública, Corinthians e Odebrecht enviaram ao Corpo de Bombeiros o seu plano de ação. A expectativa é de que a corporação responda até a próxima sexta, dia 11, com as sugestões de eventuais alterações.

O Corinthians teria de modificar e receber a aprovação final dos Bombeiros em tempo recorde para, em seguida, pedir os outros quatro laudos de que precisa. Pelo Estatuto do Torcedor, um estádio só está apto a receber jogos de for aprovado em termos de segurança, vigilância sanitária e engenharia, além dos Bombeiros. Por último, recebe o "Habite-se" da Prefeitura.

Tudo isso tem de sair até o próximo dia 17, data-limite para que o clube comunique à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se vai, ou não, jogar no Itaquerão. Andrés corre contra o tempo para que seja possível, mas está cada vez mais sozinho na briga.

No clube, espera-se que a primeira partida oficial seja em 17 de maio, contra o Figueirense, pela quinta rodada. Quem acompanha a evolução do estádio de perto entende que até lá a documentação está correta e o estádio completo. Andrés, neste caso, é contra.

Também em contato com o UOL Esporte, via assessoria de imprensa, na semana passada, ele explicou que o jogo contra os catarinenses é muito em cima do prazo de entrega das chaves para a Fifa, marcado para 20 de maio. Outros dirigentes do Corinthians, porém, acham o contrário, e veem essa partida como uma ocasião perfeita para um teste real antes da abertura da Copa, que ocorrerá no dia 12 de junho. 

Veja também

Mais comentários