Corinthians no Itaquerão contra o Flamengo? O próprio clube acha difícil

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão

Na semana passada, Andrés Sanchez disse ao UOL Esporte que o Corinthians espera usar o Itaquerão na partida diante do Flamengo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Hoje, a possibilidade imaginada pelo ex-presidente parece improvável, embora ele ainda acredite pessoalmente nela. Apertado pelos prazos da CBF e do Corpo de Bombeiros, a tendência é que o time de Mano Menezes faça seu primeiro jogo em casa no Pacaembu.

Diante dos microfones, o Corinthians ainda argumenta que pode conseguir jogar contra o Flamengo em sua nova casa. Nos bastidores, porém, tanto o clube quanto a Odebrecht sabem que isso é muito difícil, por mais que Andrés esteja empenhado na missão.

A obra, argumenta a construtora, não seria um problema. A empresa responsável por erguer o Itaquerão promete entregar sua parte até o dia 15 de abril, portanto na terça da semana que vem.

Hoje, o estádio precisa de acabamentos finais e da retirada da torre de sustentação da cobertura na arquibancada norte, que fica atrás de um dos gols. Faltaria, talvez, um pedaço do telhado do setor norte, que não impediria a realização da partida. Como as arquibancadas provisórias ainda estão sendo montadas nas alas norte e sul, elas provavelmente não receberiam torcedores na partida.

O Corinthians também diz que a operação do Itaquerão não seria um problema. A logística de segurança, catracas e alimentação seria transferida do Pacaembu para a nova arena. A mobília do local, especialmente dos vestiários, também poderia ser viabilizada sem grande sufoco.

O problema é que faltam ao Itaquerão laudos importantes. Na última sexta, depois de uma cobrança pública, Corinthians e Odebrecht enviaram ao Corpo de Bombeiros o seu plano de ação. A expectativa é de que a corporação responda até a próxima sexta, dia 11, com as sugestões de eventuais alterações.

O Corinthians teria de modificar e receber a aprovação final dos Bombeiros em tempo recorde para, em seguida, pedir os outros quatro laudos de que precisa. Pelo Estatuto do Torcedor, um estádio só está apto a receber jogos de for aprovado em termos de segurança, vigilância sanitária e engenharia, além dos Bombeiros. Por último, recebe o "Habite-se" da Prefeitura.

Tudo isso tem de sair até o próximo dia 17, data-limite para que o clube comunique à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se vai, ou não, jogar no Itaquerão. Andrés corre contra o tempo para que seja possível, mas está cada vez mais sozinho na briga.

No clube, espera-se que a primeira partida oficial seja em 17 de maio, contra o Figueirense, pela quinta rodada. Quem acompanha a evolução do estádio de perto entende que até lá a documentação está correta e o estádio completo. Andrés, neste caso, é contra.

Também em contato com o UOL Esporte, via assessoria de imprensa, na semana passada, ele explicou que o jogo contra os catarinenses é muito em cima do prazo de entrega das chaves para a Fifa, marcado para 20 de maio. Outros dirigentes do Corinthians, porém, acham o contrário, e veem essa partida como uma ocasião perfeita para um teste real antes da abertura da Copa, que ocorrerá no dia 12 de junho. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos