Opinião: Figurinhas da Copa com publicidade são um abuso
Mauricio Stycer
Crítico do UOL
A Panini não seguiu a recomendação clássica dos boleiros ("Em time que está ganhando não se mexe") e fez três modificações drásticas no álbum de figurinhas da Copa 2014. Todas para pior.
Depois de décadas, as informações sobre cada jogador não vêm mais impressas no álbum, ao pé da imagem. Agora, elas aparecem na própria figurinha. Essa mudança tem dois problemas. Os dados foram colocados na vertical e, para caber, foi usado um corpo tipográfico menor, tornado a leitura duplamente mais difícil.
A segunda novidade é o espaço aberto para publicidade. São sete páginas de anúncios, fora as propagandas da Fifa. Tudo bem, a Panini precisa faturar. Faz parte. Mas para o fã mais tradicional dos álbuns, foi um golpe ver a sequência de páginas de seleção ser interrompida por uma imagem gigante de Kaká fazendo promoção de um curso de inglês.
Por fim, é preciso lamentar a inclusão de nove figurinhas relacionadas a três anunciantes. Em tese, o colecionador poderia ignorá-las, mas a Panini não deixa. Estes cromos vêm misturados nos pacotinhos. Ou seja, você compra um pacote com cinco figurinhas por R$ 1,00 e, entre elas, há uma de publicidade.
Na minha primeira compra já vieram oito destas figurinhas com publicidade, sendo três repetidas. Ou seja, gastei dinheiro (R$ 2) com imagens que, em tese, não dizem respeito ao álbum. É um abuso. Lamentável.