Beira-Rio é reinaugurado com festa, mas tem velhos problemas no entorno

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

O Beira-Rio foi reaberto oficialmente neste sábado com festa, mas apresentando velhos problemas no entorno. Sem o edifício-garagem liberado, o público precisou se mobilizar para chegar cedo e sem carro ao estádio. As obras públicas do entorno também exigiram paciência. Do lado de dentro poucos retoques foram feitos antes da cerimônia.

A principal dor de cabeça foi com o trânsito. A Empresa Pública de Transporte e Circulação criou um sistema e pediu aos torcedores que utilizassem ônibus e táxis no deslocamento. Além do apelo, a boa vontade da massa ajudou a diluir o fluxo nas cercanias do estádio.

Assim, mesmo com a Avenida Padre Cacique ainda em obras o acesso dos torcedores foi normal. O edifício-garagem, contudo, fez falta. Sem as vagas contíguas ao Beira-Rio os torcedores precisaram recorrer a estacionamentos de shoppings e hospitais da região. Próximo ao Beira-Rio, o shopping Praia de Belas, por exemplo, teve boa parte do estacionamento tomado por carros de torcedores do Inter.

No pátio do estádio mais um obstáculo. Cerca de um terço da área privada foi pavimentada. De resto, cascalho e brita. Na fatia pública da área de circulação apenas chão batida, já que o contrato público de pavimentação e iluminação foi assinado na última quinta-feira.

No estádio propriamente dito os transtornos foram menores. A abertura dos portões demorou mais que o esperado e aconteceu 30 minutos depois. Algumas catracas não identificaram os tíquetes, mas ninguém ficou de fora.

Banheiros, bares e arquibancadas não apresentaram problemas. O gramado foi coberto por uma estrutura de plástico, que recebeu centenas de bailarinos e músicos. O setor de imprensa mais uma vez teve problemas de telefonia. Sinal de wifi e celular foram raros. A partir da chegada do público, por volta das 16h, o que já era difícil se tornou impossível. Celulares travaram e conexão inviável.

A inauguração oficial aconteceu antes mesmo da conclusão oficial da reforma. Na última atualização das obras, a construtora Andrade Gutierrez informou que 98% das ações haviam sido superadas. Pequenos detalhes, como reboco e troca de refletores, foram feitos horas antes do começo da festa.

Aos olhos do governo federal e Fifa o Beira-Rio foi inaugurado em 20 de fevereiro. Foi quando a presidenta Dilma Rousseff visitou o estádio, ao lado do secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke, do integrante do COL Ronaldo e do ministro do esporte Aldo Rebelo.

Palco de cinco jogos da Copa do Mundo, o Beira-Rio já havia sido utilizado antes em 2014. Em dois jogos do Gauchão o estádio recebeu público reduzido, em setores específicos. Os chamados eventos-teste deram base para o Colorado ajustar detalhes do acesso.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos