Rebelo é vaiado por jornalistas e diz que Copa tem "maldição" contra Lula

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), acusou a imprensa de estimular protestos e ser o único "setor influente da sociedade" contra a Copa do Mundo no Brasil. Ele disse ainda que as críticas fazem parte de uma "maldição" por conta do evento ter sido trazido durante o governo Lula.

Em Maceió, nesta sexta-feira (4), Rebelo participou do Congresso Nacional dos Jornalistas e enfrentou protestos. "Acho que a Copa tem uma maldição nata: Ela foi trazida pelo presidente que não é aceito até hoje por setores da sociedade, que é o Lula. Ela traz esse peso. Como essa agenda permanece até hoje, as manifestações continuam a acontecer. Como todo evento, ele vem marcado pelas disputas políticas, ideológicas, eleitorais", alegou.

Segundo Rebelo, a "campanha movida" teria como base a "desinformação" passada à sociedade. "Às vezes, é algo mais grave, que é a deturpação, a deformação da informação. Por exemplo: criou-se a ideia na imprensa conservadora, que a Copa é desperdício de dinheiro público, desvio de recursos da educação e saúde e que não fica legado. Eu vou tirar por menos porque essas cobranças não são realizadas em outros eventos esportivos", disse.

Para o ministro, apenas a imprensa é contrária a realização do mundial. "As organizações partidárias mais importantes, do governo e da oposição, apoiam. As organizações sindicais mais importantes apoiam. As Igrejas do papa e evangélicas apoiam. A única força relevante que mantém acesa uma campanha contra a Copa é a imprensa", afirmou.

Defesa de gastos públicos

Sobre os gastos públicos, o ministro defendeu o investimento e citou um estudo que teria apontado que, para cada um real investido pelo governo, outros três retornariam a economia nacional. Disse ainda que o investimento público em obras é normal, como ocorreu com a construção de teatro –e que, para ele, não enfrentam as mesmas críticas dos novos estádios. "Você não vai encontrar um teatro no Brasil que não tenha sido construído com dinheiro público", disse.

Ao fim da palestra, Rebelo deixou o congresso sem responder as perguntas e ficou irritado com os gritos que pediram explicações pelas mortes nas obras e gastos públicos. "Vocês não protestam contra os R$ 200 bilhões usados pelo país para pagar juros. Continuem protestando que a Copa será realizada com êxito para o país e com êxito para o governo", disse, deixando o auditório do Centro de Convenções de Maceió.

Estímulo a protestos

Após a palestra, Alfo Rebelo foi questionado pelo UOL Esporte o que o faria pensar que a imprensa seria contrária a Copa, e o ministro voltou a acusar os meios de comunicação.

"Basta examinar diariamente os principais portais e as principais publicações e ver que há de fato uma certa mobilização e até estimulo às manifestações contra a Copa", assegurou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos