Aneel aponta risco de apagão em três cidades-sede da Copa

Do UOL, em São Paulo

Obras no estádio Beira-Rio
Obras no estádio Beira-Rio

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), órgão do governo federal que regulamenta e fiscaliza o setor no Brasil, divulgou em fevereiro uma análise sobre o estágio das obras do setor de distribuição elétrica nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 e aponta situação preocupante em Porto Alegre, Manaus e Curitiba.

Segundo a Aneel, existe a possibilidade falha na distribuição de energia elétrica nestas três sedes do Mundial, que começa no dia 12 de junho.

A análise tem sido feita desde 2011 e busca informações sobre as obras propostas pelas distribuidoras para atender a demanda que o torneio exigirá durante os 30 dias de realização.

A nota técnica 14/2014, publicada no dia 24 de fevereiro, diz que "a maioria dos atrasos observados na implantação das obras de distribuição de energia elétrica não oferece, neste momento, risco à confiabilidade proposta para o abastecimento de energia para a Copa de 2014", e então faz observações sobre as obras em Porto Alegre, Curitiba e Manaus.

A situação da capital gaúcha é a que mais preocupa. Segundo a Aneel, a subestação Menino de Deus tem apenas 58% das obras concluídas e 10% da montagem, com previsão de conclusão em abril, "data é muito próxima do evento".

"O cronograma de implantação desta obra tornou-se fundamental, visto não ser possível acomodar mais nenhum atraso", afirma a nota.

Em Curitiba, a Aneel reforça que as obras da COPEL-D estão atrasadas, sendo três linhas que abastecem a Arena da Baixada, estádio que receberá jogos na cidade.

A situação em Manaus também gera preocupação pela fragilidade das linhas de transmissão da capital amazonense. Para isso, a Aneel julga a subestação de Seringal Mirim como indispensável para garantir a confiabilidade. A previsão de conclusão era para março.

O órgão também reforça que há obras em Belo Horizonte, Salvador e Cuiabá que devem ser concluídas antes do Mundial para atender ás exigências da Fifa. 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos