Olímpico honra tradição 'imortal' do Grêmio e entra na Copa do Mundo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

    O estádio Olímpico está em processo de demolição, mas será campo de treinamentos para Copa

    O estádio Olímpico está em processo de demolição, mas será campo de treinamentos para Copa

O estádio Olímpico estará na Copa do Mundo. A antiga casa do Grêmio, que está em fase avançada de demolição, tomou o lugar do CT do Humaitá como campo de treinamentos para seleções durante o mundial. Honrando a tradição do clube, chamado de 'imortal', o 'Velho Casarão' ganha sobrevida mais de um ano depois da data prevista para sua implosão.

O Olímpico será entregue à OAS - empresa que construiu a Arena - e em seu lugar construído um empreendimento imobiliário. Porém, a 'troca de chaves' está mais de um ano atrasada. A previsão inicial era de implosão em janeiro de 2013. Mas, agora, é oficial que será somente no segundo semestre deste ano, se realmente for.

Isso porque a empreiteira e o Grêmio ainda não se acertaram em novo contrato de parceria. O vínculo durará 20 anos e o presidente Fábio Koff alterou cláusulas de contrato pois considerava que o clube seria lesado no acordo inicial. Agora o impasse está feito e a assinatura da nova ligação acabou esbarrando também na Copa.

O CT do Grêmio precisa receber R$ 3 milhões da OAS a partir do novo contrato para ser concluído. A verba não foi repassada e nem tem data para isso. Assim, o local que era previamente cadastrado para receber treinamentos durante o mundial não foi concluído.

A CBF chegou a oferecer um empréstimo ao Grêmio para a conclusão das obras. Não foi aceito e o CT, nesta terça-feira, foi sacado da lista de campos de treino.

O Olímpico, no entanto, precisará de uma reforma. Um dos lados do estádio está totalmente destruído. Paredes foram arrancadas, cadeiras, arquibancadas, tudo foi sacado para facilitar a implosão. Somente o lado da Avenida José de Alencar está intacto, pois o Grêmio segue usando o estádio para seus treinos.

"Ainda não posso revelar os detalhes do que será feito, mas é isso. O Olímpico tomou o lugar do Centro de Treinamentos e receberá atividades durante a Copa", disse o Gerente do Escritório do Comitê Organizador Local, Paulão, ao UOL Esporte.

O Grêmio possui dois dos três locais de treino de seleções da Copa em Porto Alegre. A Arena e o Olímpico. Além deles, o SESC, na Avenida Protásio Alves, também receberá atividades. Enquanto os jogos serão disputados no Beira-Rio, casa do Inter.

Porto Alegre recebe cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. São duelos entre Austrália e Holanda, Coreia do Sul e Argélia, França e Honduras, Argentina e Nigéria, além de um jogo das oitavas de final. Durante período de preparação para o mundial, somente o Equador optou por permanecer no Rio Grande do Sul e irá se hospedar no município de Viamão, que fica na região metropolitana da capital.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos