Comissão da Fifa visita Arena da Baixada e sai "aliviada", diz secretário

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Rodolfo Buhrer

    Entrega oficial da Arena da Baixada para a Fifa será no dia 15 de maio, menos de um mês antes da Copa

    Entrega oficial da Arena da Baixada para a Fifa será no dia 15 de maio, menos de um mês antes da Copa

Uma comitiva da Fifa dividida em dez grupos técnicos visitou na manhã deste sábado as obras da Arena da Baixada, um dos três estádios que serão utilizados na Copa do Mundo que começa em junho e que ainda não foram entregues. Na última sexta-feira, a mesma visita técnica foi feita no Itaquerão.

Já no próximo domingo, os técnicos visitarão a Arena Pantanal, em Cuiabá, fechando o ciclo de visitas às arenas inacabadas. O que eles estão vendo será descrito em um relatório que vai ser  apresentado às autoridades brasileiras na próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário da Secopa-PR (secretaria estadual da Copa do Paraná), Mario Celso Cunha, que acompanhou a visita, os técnicos deixaram a Arena da Baixada "aliviados". "Eles ficaram impressionados com a evolução da obra desde a última vez que visitaram a arena (18 de fevereiro)", afirmou.

Cunha contou também que os homens da Fifa não gostaram do que viram na visita ao Itaquerão. "Eles saíram de São Paulo bastante preocupados. Já daqui da Arena da Baixada, saíram aliviados. Eram dez equipes, vendo banheiros, lanchonetes, cobertura... todos saíram muito satisfeitos", disse o secretário.

Caso as palavras Mario Celso Cunha se reflitam no relatório que a Fifa apresentará na segunda-feira, quem vai ficar mesmo aliviado são as autoridades paranaenses e curitibanas. Em virtude dos atrasos na obra da arena, a cidade correu o risco de deixar de ser sede da Copa.

Foi só no último dia 18 de fevereiro que a situação começou a se resolver, quando a manutenção de Curitiba como sede da Copa foi confirmada pelo Twitter da Fifa e do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke: "Curitiba reconfirmada como sede da #Copa2014, com base nas garantias financeiras, compromisso de todas as partes e progresso feito. Será uma corrida apertada contra o tempo e o esforço coletivo de todas as partes envolvidas em Curitiba deve continuar em ritmo forte."

Junto com a Arena Pantanal, o estádio do Clube Atlético Paranaense, que está sendo reformado com dinheiro público, é um dos mais atrasados da Copa. Sua previsão inicial de entrega era dezembro de 2012. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos