Membros do comitê da Fifa são interrogados por escolhas de Rússia e Qatar

Da Reuters, em Zurique (Suíça)

  • AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

    Membros do Comitê Executivo serão interrogados por comissão de ética da entidade

    Membros do Comitê Executivo serão interrogados por comissão de ética da entidade

A Fifa decidiu reagir às denúncias de que da membros entidade teriam aceitado suborno para a escolha de Rússia e Qatar como sedes das Copas de 2018 e 2022, respectivamente. A organização confirmou nesta quinta-feira que os nomes do comitê executivo passaram a ser questionados pelo promotor de questões éticas, Michael Garcia.

"Podemos confirmar que Michael Garcia atualmente está em Zurique (Suíça) para interrogar alguns membros do Comitê Executivo da Fifa", disse a entidade em um comunicado oficial.

A escolha das sedes, que aconteceu em dezembro de 2010, tem sido marcada por uma série de acusações de irregularidades. Treze membros votaram a favor da decisão, incluindo o presidente Joseph Blatter. No entanto, apenas nove nomes permanecem na Fifa.

Dos que deixaram a entidade, Mohamed Bin Hammam foi banido por toda a vida por conta de um escândalo de compra de votos. Na disputa por 2018, a Rússia derrotou Inglaterra, Bélgica/Holanda e Espanha/Portugal. Enquanto isso, o Qatar levou a melhor na disputa contra Japão, Coreia do Sul, Austrália e Estados Unidos.

Apesar da investigação, que deve durar meses, Blatter já afirmou que os Mundiais serão realizados normalmente nos países escolhidos, independente do resultado da apuração. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos