Odebrecht define plano e prazo para concluir cobertura do Itaquerão

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão

O Corinthians e a Odebrecht tentarão, até o dia 10 de março, instalar a peça da cobertura do Itaquerão que causou a tragédia no estádio em novembro do ano passado. O procedimento, que depende apenas das condições climáticas ideais, é um dos últimos passos para a finalização do palco de abertura da Copa do Mundo, que tem de estar pronto até 15 de abril.

O prazo para a cobertura foi confirmado por Andrés Sanchez, responsável pelo estádio, por meio de sua assessoria de imprensa. A peça, de 77 metros de comprimento e 420 toneladas já está sendo montada no canteiro de obras, e é idêntica àquela que caiu no acidente que vitimou dois funcionários da construção.

Os procedimentos de segurança, explicam pessoas que comandam a obra, serão os mesmos. Na visão dos responsáveis, o protocolo utilizado em novembro era correto, e o que aconteceu foi uma fatalidade cujas causas ainda não foram reveladas.

A única diferença será o modo de içamento da peça. Em novembro passado, um guindaste de 114 metros, o maior do Brasil, tentou levar a cobertura até o seu ponto de encaixe, sem sucesso. Dessa vez, o peso será dividido entre dois veículos, que, espera-se, conseguirão fazer o mesmo serviço.

Para que o prazo seja cumprido, o Corinthians e a Odebrecht têm de torcer por um clima tranquilo. A operação, considerada delicada, só é autorizada com condições ideais de vento e sem chuvas. Por isso, não é possível precisar a data em que a cobertura será içada.

Quando isso acontecer, e se for um sucesso, o Itaquerão voltará ao estágio em que estava em novembro passado. Na verdade, na prática, terá avançado um pouco, já que as obras em outros pontos da construção não foram afetadas pelo desastre.

A Odebrecht tem o compromisso, assumido com a Fifa, de entregar o Itaquerão em 15 de abril para a entidade e o Corinthians. A partir dessa data, os eventos-teste começarão a deixar o local pronto para a Copa do Mundo. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos