Blatter diz que Copa no Brasil está mais atrasada que a da África do Sul

Do UOL, em São Paulo

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, voltou a criticar o andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O mandatário da entidade disse confiar no êxito do Mundial, mas confessou que os atrasos na construção das arenas e nas infraestrutura das cidades "estão mais atrasados do que a Copa da África do Sul de 2010".

"O Brasil está mais atrasado que a preparação dos africanos em relação ao mesmo período. Mas não é duvida que um grande país de 200 milhões de habitantes organizará o grande Mundial de futebol", disse Blatter em entrevista à revista France Football, divulgada nesta terça-feira.

Na última semana, ele recebeu a presidente Dilma Rousseff em Zurique, Suíça, na sede da Fifa, e recebeu garantias de que a competição irá acontecer dentro da normalidade. Entretanto, mostrou preocupação.

"É a primeira vez que um país teve sete anos para organizar um Mundial, e tem atraso. Troquei mensagens com a Rousseff e ele me disse: 'A bola está em nosso campo e vou provar que estaremos prontos'", continuou o presidente da Fifa.

Por fim, ele também se mostrou incerto quanto aos protestos que vem acontecendo no Brasil desde a Copa das Confederações, em 2013, mas disse acreditar em um clima pró-futebol: "Era um movimento espontâneo, sem objetivo nem cabeça. As coisas mudaram", acredita.

"Pode ser que alguns usem o Mundial para se fazer escutar, mas quando a competição começar e a seleção brasileira for em direção ao sexto título, não acredito que vão querer causar dano ao futebol. O futebol está aqui para unir as pessoas, para criar pontos", finalizou.

A Copa do Mundo começa no dia 12 de junho. O Brasil fará a sua estreia contra a Croácia, em São paulo, no estádio Itaquerão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos