Inter confirma consulta e Beira-Rio deve ser inaugurado por Dilma dia 31

Do UOL, em Porto Alegre

Obras no Beira-Rio
Obras no Beira-Rio

O Internacional se prepara para receber a presidente Dilma Rousseff (PT) no dia 31 de janeiro para a primeira inauguração oficial do reformado estádio Beira-Rio. Com o festival que ocorrerá em abril e com os eventos-testes que começarão a ser feitos no sábado, a casa do clube alvirrubro de Porto Alegre terá, no mínimo, três cerimônias diferentes ao longo do ano.

"A presidência da República fez uma consulta se, pelo Internacional, [a inauguração] poderia ser dia 31 e dissemos que sim. Estamos aguardando a confirmação do cerimonial do Palácio [do Planalto] maiores informações, mas essa é a tendência", afirmou o presidente Giovanni Luigi à Rádio Gaúcha.

A cerimônia ocorrerá 28 dias antes da entrega oficial do estádio pela Andrade Gutierrez ao Internacional. O prazo inicial era 31 de dezembro, porém, as obras não foram concluídas. Desta foram, o clube gaúcho passou a trabalhar com o último dia de fevereiro como data final. Antes, a direção pretende fazer eventos-testes.

O primeiro deve ocorrer no próximo sábado com um jogo-treino entre a equipe de Abel Braga e o Cerâmica, de Gravataí. Na oportunidade, por questões de segurança, somente jornalistas terão acesso ao gramado do Beira-Rio e com limitações de movimentação pelo complexo.

Apesar do Corpo de Bombeiros considerar "muito difícil" a liberação do estádio para a partida da próxima quarta-feira, contra o São Paulo, de Rio Grande, a direção do Inter segue acreditando que é possível a realização da partida com cinco mil associados. Para isso, o clube enviou a documentação necessária e requisitou uma vistoria com urgência.

"Os bombeiros estão sensíveis ao nosso pleito porque é um evento que congrega todo o Rio Grande do Sul. Eles como parte integrante, vão fazer um esforço para nos ajudar. Se eles entenderem que não há tempo hábil para fazer as análises das plantas ou que não haverá  condições, vamos aceitar, mas entendemos que é possível e pretendemos no dia 29 fazer nosso primeiro evento-teste Fifa no estádio", afirmou o vice de administração, José Amarante.

Os próximos dias serão fundamentais para a decisão dos Bombeiros. Caso não seja possível, o primeiro jogo-teste ocorrerá no dia 2 de fevereiro, contra o Cruzeiro-RS, mas com o grupo profissional. O Beira-Rio será o local de cinco jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos