Cidade que receberá Itália tem condições precárias e 'oásis' em resorts

Rodrigo Paradella

Do UOL, em Mangaratiba (RJ)

Fora de todo o luxo do resort Portobello, a cidade onde a Itália irá se preparar para a Copa do Mundo de 2014 carrega todas as dificuldades de uma cidade pequena e ainda em desenvolvimento. Com pouco menos de 40 mil habitantes, Mangaratiba tem uma infraestrutura limitada em relação aos grandes centros, com dificuldades de hospedagem, alimentação e transporte.

A cidade espera justamente a passagem da delegação italiana para receber ao menos uma injeção em sua economia, ainda pouco desenvolvida. Já que os jogadores e comissão técnica ficarão no luxuoso resort Portobello, que fica a 15 minutos de carro do centro de Mangaratiba, a expectativa é que a imprensa e outras pessoas que acompanhem a seleção europeia aqueçam a cidade em um período de baixa temporada como é junho.

A realidade de Mangaratiba, no entanto, pouco tem a ver com os resorts que cercam a cidade – além do Portobello, ficam no município o Porto Real e uma unidade da rede Club Med. Fora esses locais – em que as diárias não saem por menos de R$ 400, há poucas opções de hospedagem nas proximidades.

No centro de Mangaratiba, a reportagem do UOL Esporte encontrou apenas duas opções para quem deseja ficar hospedado durante o período da Copa do Mundo sem ficar num dos três resorts  da cidade. Um deles, no entanto, não conta com condições básicas para quem queira trabalhar na competição, como internet, e até mesmo ar-condicionado para os dias de calor.

O sol que traz o calor, no entanto, é o grande atrativo da cidade, cercada de praias. Embora nem todas elas sejam próprias para o banho, a paisagem do mar é uma das belezas naturais de Mangaratiba. A região também é conhecida por contar com uma barca que leva turistas à Ilha Grande, um local muito frequentado por visitantes.

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, que abriga cidades turísitcas como Angra dos Reis e Paraty, Mangaratiba está muito atrás das vizinhas em relação ao número de frequentadores externos, com exceção dos resorts. O PIB do município é o menor de toda a região, girando em torno dos R$ 450 milhões.

"A nossa expectativa é que a passagem da Itália pela cidade gere pelo menos algum lucro para Mangaratiba. Normalmente, a cidade tem poucas opções de lazer e a próprio comércio é algo muito pequeno ainda", disse o morador Felipe Batista.

Além da barca que chega à ilha vizinha diariamente, no entanto, a cidade tem um serviço de transportes limitado para levar os profissionais do centro para o Portobello, onde treinará a seleção italiana. É possível chegar ao local de van, que viram artigos de luxo em finais de semana, assim como os poucos táxis que trabalham na região.

A internet 3g na cidade também está longe de suprir as demandas de profissionais de imprensa que precisem cobrir a passagem da seleção italiana por Mangaratiba. A conexão funciona em poucos locais e com instabilidades frequentes.

Mesmo com a empolgação dos moradores da região com a passagem dos italianos por Mangaratiba, a tendência é que Balotelli e seus companheiros fiquem mesmo pelo resort Portobello, onde ficarão hospedados. Isso porque eles terão até uma praia privativa à sua disposição durante o período.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos