De olho no cofre

Rio contrata obra da Copa para setembro e depende de favor de construtoras

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação

    Transcarioca é a única obra de mobilidade urbana prometida pelo Rio para a Copa do Mundo

    Transcarioca é a única obra de mobilidade urbana prometida pelo Rio para a Copa do Mundo

A Prefeitura do Rio de Janeiro depende de um favor de construtoras para conseguir entregar até a Copa do Mundo a única obra de mobilidade urbana que prometeu realizar para o torneio: a Transcarioca. O corredor de ônibus ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão foi incluído na lista de preparativos para o Mundial. O contrato para a realização da obra, no entanto, prevê que ele esteja pronto só em setembro de 2014, três meses após o torneio. A prefeitura, contudo, aposta na boa vontade das empresas contratadas para que tudo esteja concluído em maio do ano que vem.

Na semana passada, a SMO (Secretaria Municipal de Obras) solicitou a antecipação do cronograma de obras do segundo trecho Transcarioca ao consórcio responsável pela empreitada, formado pela OAS, Carioca e Contern. Comunicou às construtoras que, apesar do contrato, espera que o corredor de ônibus esteja pronto na Copa. Avisou que não pretende pagar nada além do inicialmente combinado para que a obra seja concluída quatro meses antes do prazo.

A Transcarioca vai custar R$ 1,59 bilhão aos cofres municipais. De acordo com documento assinado pelo prefeito Eduardo Paes em janeiro de 2010, a obra deveria ter começado em março daquele ano e estar pronta desde maio de 2013.

A construção do corredor de ônibus, porém, só começou em março de 2011. Desde então, a conclusão da obra já foi adiada três vezes. Primeiro, passou de março para novembro de 2013. Depois, para dezembro e, mais tarde, para maio de 2014. Ressalta-se que tudo isso é só uma promessa já que o contrato ainda prevê que a Transcarioca seja entregue só em setembro.

A SMO disse que vai ajustar o contrato do segundo trecho do contrato da Transcarioca para acertar o prazo de conclusão. Isso, porém, depende de um acordo com o consórcio construtor. A OAS, empresa líder do grupo de construtoras, foi procurada pelo UOL Esporte na quarta-feira para comentar a antecipação da obra. Não se pronunciou.

Segundo a SMO, a obra da Transcarioca está hoje 85% concluída. Por isso, a secretaria ratificou que o corredor estará pronto na Copa do Mundo de 2014.

Projeto para grandes eventos

O corredor vai integrar um sistema de BRTs (Bus Rapid Transit) que está sendo implantado no Rio de Janeiro até a Olimpíada. Além da Transcarioca, em 2016, estarão funcionando na capital fluminense a Transoeste, Transbrasil e Transolímpica.

A Transoeste, aliás, já teve trechos inaugurados no ano passado e já está funcionando. Desde que o corredor foi aberto, porém, a obra apresentou alguns problemas, como buracos na pista.

Quando os buracos apareceram, a prefeitura do Rio cobrou publicamente uma das construtoras responsáveis pela obra da Transoeste, a Sanerio. À época, o presidente da empresa, Luis Carlos Matos, rebateu as críticas da administração municipal declarou a jornais que os problemas teriam sido causados porque a própria prefeitura pediu a aceleração das obras devido às eleição de 2012.

O UOL Esporte também perguntou à OAS se a antecipação da entrega da Transcarioca poderia causar problemas na obra. A empresa também não respondeu.

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