Governador diz que tem até abril para entregar Arena Amazônia

Do UOL, em Brasília

O governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou na manhã desta segunda-feira que tem até o mês de abril do ano que vem, quando a Fifa assume a operação dos 12 estádios que receberão a Copa de 2014,  para entregar a obra da Arena Amazônia completa. Neste final de semana, dois operários morreram no canteiros de obras do estádio em episódios distintos: um trabalhador de 22 anos caiu de uma altura de 35 metros enquanto trabalhava na cobertura, na madrugada de sábado. Horas depois, outro funcionário da obra morreu enquanto trabalhava, desta vez de ataque do coração.

Após as mortes a Justiça do Trabalho interditou parcialmente a obra (a parte da cobertura), que tinha a data oficial de entrega marcada para esta sexta-feira (20), mas já sabia-se que ia atrasar. "Preocupados nós estamos, mas não podemos brincar com a vida humana", afirmou Aziz pela manhã questionado por jornalistas se o acidente causava preocupação sobre novos atrasos na entrega do estádio da Copa de 2014.

"Só porque nós temos prazos, não podemos arriscar a vida de ninguém. O Estado tem que estar alerta. A empresa precisa dar toda segurança. Se eu não entregar dia 20 [de dezembro], entrega dia 30 [ de dezembro] ou dia 10 de janeiro, ou de fevereiro. Se atrasar, vai atrasar alguns dias, mas não tem problema.  Os prazos que eu tenho com a Fifa estão estabelecidos. Ela só assume o estádio dia 1º de abril", afirmou o governador, sem colocar um prazo definido. Em visita à obra da Arena Amazônia no final de novembro, Aziz já havia dito que a entrega poderia atrasar e que o prazo para a Fifa assumir o estádio é a partir do dia 1 de abril.

Nesta segunda-feira, o MPT (Ministério Público do Trabalho) realizou uma vistoria com peritos e representantes dos sindicatos dos trabalhadores no canteiro de obras do estádio. Denúncias do sindicatos dos trabalhadores da construção civil de Manaus dizem que os trabalhadores da Arena Amazônia chegam a encarar jornadas de trabalho de 18 horas por dia. Até o início da noite desta segunda-feira, MPT e técnicos continuavam em reunião após a vistoria e ainda não haviam emitido comunicado oficial sobre o que foi constatado no local.

Procurada pela reportagem a Fifa, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que não está em condições de comentar o assunto neste momento, pois aguarda atualizações da situação das autoridades em Manaus. "A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) tomaram conhecimento das informações e em especial, com grande tristeza, das mortes dos dois operários na Arena da Amazônia. Nossos mais sinceros sentimentos à família, parentes, colegas e amigos", diz a nota enviada pela Fifa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos