Felipão quer amistoso com a Sérvia e seleção caribenha antes da Copa

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, já traçou a estratégia que quer utilizar para a reta final de preparação para a Copa do Mundo. Entre a convocação, no dia 7 de maio, e o início da competição, no dia 12 de junho, o Brasil terá mais dois amistosos contra adversários ainda não confirmados, provavelmente nos dias 4 e 7 de junho. A intenção é de que a Sérvia seja o primeiro adversário pelo estilo de jogo parecido com a Croácia, que compõe o grupo A ao lado de México, Camarões e da própria seleção brasileira.

O segundo amistoso, por sua vez, será contra um adversário mais fácil, tentando evitar uma derrota na véspera do torneio. Felipão explicou o planejamento da seleção para 2014, que é traçado levando em conta que o Brasil chegue à final, durante a 10ª edição do Footecon - fórum sobre futebol no Rio de Janeiro. Ele participou de uma palestra ao lado do coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, do auxiliar Flávio Murtosa e do narrador Galvão Bueno.

"Entre a convocação no dia 7 e a estreia na Copa do Mundo, teremos dois amistosos. Para o primeiro, queremos uma seleção com similaridades com a Croácia. No segundo, queremos um time mais fraco, da região do Caribe, de preferência", disse. "Se não der a Sérvia, pode ser Bósnia ou a República Tcheca. Elas estão sendo contatadas", completou. A tendência é que a segunda seleção seja a Jamaica.

O local dos amistosos ainda não foi definido, mas só poderá ocorrer num estádio que está fora da programação da Copa. Em clima descontraído, Felipão fez revelações como a preferência por jogadores 'malandros do bem' , e admitiu que ainda tem dúvidas para a lista dos 23 jogadores que serão convocados para a Copa do Mundo.

"Tenho dúvidas e vocês vão adivinhar. Não está tão difícil. O Fred não preocupa, temos ainda seis meses, ele vai evoluir com o departamento médico do Fluminense naturalmente. Minha preocupação é só se em abril ou maio do ano que vem alguém tiver uma lesão mais grave", declarou o técnico da seleção.

Amistosos com a África do Sul e observações
Antes da convocação, a seleção disputará apenas um amistoso em 2014, contra a África do Sul, no dia 5 de março, em Joannesburgo. O técnico Felipão também declarou em coletiva aos jornalistas, antes da palestra, que fará observações de jogadores que ainda não foram convocados nas próximas semanas, em jogos espalhados pela Europa.

"Vou a um jogo onde teremos dois ou três brasileiros que ainda não foram convocados. Depois vou para outro país onde tenho que observar mais dois que já foram chamados por mim e saber em quais condições estão".
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos