Blatter pede calma sobre problemas no Qatar, mas diz estar de olho

Das agências internacionais, na Costa do Sauipe

A Fifa está trabalhando para melhorar os direitos dos trabalhadores no Qatar, mas é preciso ter calma quando o assunto são os problemas em torno da Copa do Mundo de 2022. Assim foi o discurso do presidente Joseph Blatter, nesta quinta-feira, na Costa do Sauipe. 

Além das denúncias de trabalho escravo, a entidade também ainda não decidiu se o torneio será realizado no verão ou transferido para o inverno, devido as altas temperaturas. A decisão final só sairá após a Copa 2014. 

Enquanto isso, a Fifa se mantém atenta com as supostas violações dos direitos dos trabalhadores empregados no projeto Copa. Nesta semana, um porta-voz da Confederação Sindical disse que as condições ainda não haviam melhorado. No fim de setembro, o jornal inglês The Guardian publicou uma matéria denunciando a morte de 44 trabalhadores

Blatter diz que a Fifa não pode se isentar de suas responsabilidades em relação aos problemas vistos no Qatar, mas que neste momento é preciso analisar friamente a situação. Ele afirmou apenas que teve um encontro com o primeiro-ministro e Emir do Qatar, assim como representantes da indústria do trabalho.

"Nós estamos observando o bem-estar dos trabalhadores no Qatar", resumiu. "Vamos além e estamos trabalhando muito duro sobre esta situação. Estou certo de que no final das contas o futebol será o vencedor, porque poderemos mostrar ao mundo que é possível criar boas condições de trabalho. Se há uma vontade, há um caminho. Vou encontrar uma solução", finalizou. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos