Blatter nega plano B e promete Itaquerão para abril: 'vamos rezar a Deus'

Bruno Freitas, José Ricardo Leite e Rodrigo Mattos

Do UOL, na Costa do Sauipe

O presidente da Fifa, o suíço, Joseph Blatter, afirmou nesta quinta-feira, em entrevista coletiva na Costa do Sauipe, que o estádio Itaquerão ficará pronto em meados de abril e assim receberá o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014. Na verdade, a federação internacional prevê a realização do primeiro jogo em 14 ou 15 de abril.

O dirigente da entidade máxima do futebol foi questionado sobre o que a Fifa pode fazer em casos como esse além de ficar dependendo de laudos que aprovem ou não a possibilidade de utilização.

"Essa questão foi debatida já aqui. Recebemos informações de que o estádio estará pronto em 14 ou 15 de abril. Não há plano B. O que a Fifa pode fazer é rezar a Deus, Alá, ou quem seja que não haja mais acidentes relacionados às obras da Copa do Mundo", afirmou o dirigente.

Mais tarde, o secretário-geral Jérôme Valcke esclareceu que prevê o primeiro jogo no estádio para essa data. Para isso, será necessário que o Itaquerão esteja pronto um mês antes e possa ser testado durante um período antes desse evento-teste.

A partida inaugural do jogo deve ser um evento menor, para até 15 mil pessoas, a ser respeitado o padrão Fifa. Depois, seria realizado uma partida com toda a capacidade.

O jogo abertura do Mundial de 2014 no estádio corintiano ficou em dúvida depois do acidente ocorrido na última semana, que resultou na morte de duas pessoas que trabalhavam na obra em função da queda de um dos guindastes da obra.

Além da destruição de parte da fachada, o acidente destruiu um dos telões de LED já instalado no futuro estádio do Corinthians.

Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas.

Sobre as outras três cidades que apresentam obras atrasadas (Curitiba, Cuiabá e Manaus), Blatter disse que elas serão entregues entre o final de janeiro e fevereiro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos