CBF agrada 11 federações com novo torneio e fortalece Del Nero para eleição

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    Marin e Del Nero caminham juntos ao deixar a Câmara dos Deputados, em Brasília

    Marin e Del Nero caminham juntos ao deixar a Câmara dos Deputados, em Brasília

O presidente da CBF, José Maria Marin, lançou nesta quinta-feira o novo torneio regional do calendário do futebol brasileiro. A Copa Verde vai reunir 16 times de 11 estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país, além do Espírito Santo, a partir de fevereiro do ano que vem. Além disso, deve fortalecer ainda mais a campanha de Marco Polo Del Nero à presidência da confederação de futebol.

Isso porque foi Del Nero, atual vice-presidente da entidade e "braço direito" de Marin, quem idealizou a Copa Verde. Tanto é que ele foi citado em grande parte dos discursos de presidentes de federações estaduais de futebol que estiveram no Rio na quinta para participar da cerimônia de lançamento.

Esses cartolas integram o colégio eleitoral que escolherá o presidente da CBF no ano que vem. Votam na eleição da entidade os presidentes dos 20 clubes da primeira divisão do campeonato brasileiro, mais os 27 presidentes de federações estaduais de futebol existentes no país.

Alguns deles, após o lançamento da Copa Verde, já declararam seu voto em Del Nero, que ainda não oficializou sua candidatura. "Se Del Nero sair candidato, meu voto é dele", afirmou o presidente da Federação Amazonense de Futebol, Dissica Tomaz Valério, após ter certeza que clubes de seu Estado jogarão mais um torneio a partir do ano que vem.

"A gestão de Marin e Del Nero está trabalhando pela a integração dos Estados do Norte ao futebol", justificou. "Não é que a criação da Copa Verde influencie na eleição. É que Del Nero está mais preparado."

O presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Francisco Cesário, também diz que votará em Del Nero caso ele seja candidato. Ele afirmou que seu voto não foi definido pela criação da Copa Verde. Entretanto, ressaltou que o torneio também tem importância política. "Isso vem ao encontro do que os presidentes de federações estaduais menores sempre pediram", disse. "Del Nero só não ganha se não sair candidato", completou.

Clima de campanha

Del Nero também esteve na cerimônia de lançamento da Copa Verde, realizada em um hotel no Rio. Chegou e saiu ao lado de Marin. Assim como o presidente da CBF, Del Nero evitou falar com os jornalistas presentes.

Com os presidentes de federações, entretanto, foi o contrário. O atual vice-presidente da CBF deu atenção a todos os que o procuraram antes do início da cerimônia de lançamento da Copa Verde. Distribuiu sorrisos, abraços e apertos de mão.

Citado como um possível adversário de Del Nero na eleição da CBF, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, não estava no evento.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos