Uruguai confirma última vaga na Copa, mas decepciona torcida com 0 a 0
Do UOL, em São Paulo
A missão do Uruguai não era das mais difíceis. Depois de vencer a Jordânia por 5 a 0, a celeste só ficaria fora da Copa 2014 se sofresse uma histórica goleada. E isso esteve longe de acontecer no estádio Centenário, em Montevidéu, nesta quarta-feira. O time comandado por Cavani e Suárez jogou para o gasto e parecia esperar o apito final desde que a bola rolou. No final, um 0 a 0 com gosto de decepção e uma vaga no Mundial.
Com o resultado, a Copa do Mundo do Brasil já sabe quem serão os seus 32 participantes. A seleção uruguaia, inclusive, será uma das cabeças-de-chave do torneio, ao lado do Brasil, Alemanha, Espanha, Argentina, Bélgica, Colômbia e Suíça. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe (BA).
Vale lembrar ainda que, com a vaga da celeste garantida, a competição terá oito seleções campeãs do mundo pela primeira vez na história.
Os 50 mil torcedores que lotaram o Centenário estavam convictos de que o Uruguai golearia novamente a seleção da Jordânia. Nem mesmo a presença e a homenagem feita ao ídolo Ghiggia antes da partida e a pouca qualidade do rival, foram suficientes para motivar a dupla Cavani e Suárez, em noite pouco inspirada.
Já no intervalo da partida, o clima era de decepção. A página do jornal Ovácion, do Uruguai, dava justamente este panorama. "Quem veio assistir uma goleada, teve que se contentar com uma cabeçada na trave de Gódin", escreveu o portal, falando sobre o lance mais perigoso do 45 minutos iniciais.
A Jordânia, por sua vez, entrou em campo para honrar a camisa. Após a primeira partida, alguns jogadores chegaram a pedir para que o duelo de volta não fosse realizado por conta da goleada sofrida. Os jordanianos, porém, viajaram ao Uruguai e não precisam se envergonhar desta vez.
Oscar Tabárez ainda tentou mexer na equipe e mandou a campo Fórlan, melhor jogador do último Mundial, e Ramírez, nas vagas de Lodeiro e Stuani. Mais tarde, Abel Hernandez entrou no lugar de Cavani. O 0 a 0 permaneceu e os aplausos foram mais tímidos do que o feito conquistado e a festa feita pelos jogadores. Afinal, o passaporte para o Brasil está carimbado.
URUGUAI 0 x 0 JORDÂNIA
Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU) – 20/11/2013
Árbitro: Jonas Eriksson
Cartões Amarelos: Aldmeiri
Uruguai: Martín Silva; Maxi Pereira, Lugano, Godín, Cáceres; Stuani (Forlan), Arévalo Ríos, Cristian Rodríguez, Lodeiro (Ramirez); Suárez e Cavani (Abel Hernandez). Técnico: Oscar Tábarez
Jordânia: Shatnawi; Aqel, Zahran, Aldmeiri, Abu Hashhash; Ibrahim, Nassa, Khattab, Aljammal; Hasan e Salib. Técnico: Hassam