Jornal argentino critica Fifa e Brasil por cota pequena de ingressos

Do UOL, em São Paulo

'Aperitivo' para o Mundial, Copa das Confederações deixou imagens marcantes
Veja Álbum de fotos

O jornal argentino Olé criticou duramente o sistema de vendas de ingressos promovido pela Fifa para a Copa do Mundo. De acordo com o periódico, a Associação de Futebol Argentino queria que o país recebesse 67 mil ingressos, mas a Fifa comercializou 4.493 ingressos aos argentinos.

O Olé acrescenta que países com muito menos representatividade no futebol ficaram com cotas maiores. Os Estados Unidos ficaram com 66.646 ingressos. A Austrália teve direito a 15.401 ingressos. Até mesmo a Colômbia (11.326) ficou com fatia maior dos bilhetes, mais do que o dobro em relação aos argentinos.

"Vergonha mundial", manchetou o Olé.

O Brasil ficou com ampla maioria dos ingressos negociados pela Fifa nessa primeira etapa de vendas, com 625 mil bilhetes.

A Argentina já está classificada para o Mundial do Brasil em 2014. O Equador, Chile e Colômbia também garantiram vagas para a Copa via Eliminatórias Sul-Americanas.

Novos bilhetes para todas as 64 partidas serão colocados à disposição depois do Sorteio Final. A segunda fase de vendas terá início no dia 8 de dezembro de 2013, assim que a tabela de jogos para a fase de grupos estiver definida.

A Fifa vendeu 889,3 mil ingressos da Copa do Mundo de 2014 durante a primeira fase de comercialização dos bilhetes. O número foi divulgado nesta terça-feira, em comunicado publicado no site da entidade. Do total de ingressos, 71,5% foram destinados a torcedores brasileiros e o restante foi distribuído entre torcedores de outros 187 países.

Na primeira fase de venda de ingressos da Copa do Mundo, a Fifa recebeu 6,2 milhões de pedidos de bilhetes. Como a demanda foi bem maior que a oferta de tíquetes, a entidade definiu por sorteio quem ficou com a entrada. Os torcedores que fizeram o pedido de ingressos devem ser avisados até o próximo domingo se conseguiram ou não sua entrada.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos