Felipão revela 'pré-convocação' de Robinho, mas cobra empenho de atacante

Pedro Ivo Almeida e Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio Janeiro

O técnico Luiz Felipe Scolari disse que o atacante Robinho já estava nos planos para a convocação da seleção brasileira que vai disputar dois amistosos, contra Honduras e Chile, nos próximos dias 16 e 19 de novembro, independentemente da desconvocação de Diego Costa, que optou por defender a Espanha.

Felipão afirmou que Robinho já vinha sendo observado nos últimos tempos, e que o meia Willian, do Chelsea, foi quem ficou com a vaga de Diego Costa. "Tenho bons amigos fora do Brasil e há muitos dias que a gente vem mantendo alguns contatos e observando os jogos do Milan", disse o técnico da seleção brasileira.

O treinador cobrou empenho de Robinho na oportunidade recebida pelo atacante, que já atuou nas Copas do Mundo de 2006 e 2010. "O Robinho praticamente sabia que ia ser convocado e o que eu espero dele é aquilo que ele tem, qualidade técnica e alegria em campo", disse Felipão, que aposta na versatilidade do jogador para fazer testes táticos na seleção.

"Eu pretendo aproveitar o Robinho pela sua qualidade técnica, ele pode jogar como um falso 9, como um 7, 11. É versátil, em qualquer posição do meio para a frente, rende. Eu pretendo que ele ouse na seleção como sempre fez, e dependendo do jogo testar uma disposição tática que esse amistoso me permite.

Felipão lembrou de casos de jogadores que entraram na seleção brasileira apenas nas convocações mais próximas da Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil conquistou o pentacampeonato, para dizer que Robinho tem chances de manter o lugar no time para o Mundial de 2014.

"Ele já jogou duas Copas, tem experiência. Não esqueçam que em 2002 que alguns jogadores nas últimas convocações foram chamados e foram espetaculares. O Vampeta e o Edílson mostraram como se integra um grupo, foram muito bem", afirmou o treinador.

GOLEIROS


  • Júlio Cesar (Queens Park Rangers)

    Victor (Atlético-MG)

  •  

ZAGUEIROS


  • David Luiz (Chelsea)

    Dante (Bayern de Munique)

    Thiago Silva (PSG)

    Marquinhos (PSG)

LATERAIS


  • Daniel Alves (Barcelona)

    Maicon (Roma)

    Marcelo (Real Madrid)

    Maxwell (PSG)

MEIAS

  • Hernanes (Lazio)
    Luiz Gustavo (Wolfsburg)
    Paulinho (Tottenham)
    Ramires (Chelsea)
    Lucas Leiva (Liverpool)
    Oscar (Chelsea)
    Willian (Chelsea)

ATACANTES

  • Hulk (Zenit)
    Bernard (Shakhtar Donetsk)
    Neymar (Barcelona)
    Robinho (Milan)
    Jô (Atlético-MG)

     

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos