Fifa adia sorteio de ingressos da Copa após governo anunciar auditoria

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Reinaldo Canato/UOL

    Diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil, em anúncio de venda de ingressos da Copa

    Diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil, em anúncio de venda de ingressos da Copa

A Fifa anunciou nesta terça-feira duas alterações no calendário de venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014. O sorteio que definirá quem ficará com os bilhetes solicitados na primeira fase de venda das entradas foi adiado para que a Caixa Econômica Federal possa auditar o procedimento. Com isso, a data-limite para que a entidade comunique quem ficará com os tíquetes solicitados passou de 4 para 10 de novembro. Por consequência, o início da segunda fase de venda dos tíquetes passou de 5 para 11 de novembro.

A mudança no calendário foi comunicada pela Fifa um dia depois de o Ministério do Esporte oficializar um acordo com a Caixa, para que o banco supervisione o sorteio de ingressos da categoria 4, os mais baratos da Copa do Mundo. A auditagem estava prevista na Lei Geral da Copa. No entanto, sua implantação não havia sido considerada pela Fifa.

"A Fifa teve de adiar o sorteio, que só começará hoje [nesta terça]", informou a entidade, citando a auditoria estatal. "Devido a esse atraso, será impossível informar todos os solicitantes de mais de 6,2 milhões de ingressos quanto ao resultado do sorteio dentro do prazo previamente comunicado, de 4 de novembro de 2013. Assim, a Fifa decidiu postergar o início do próximo período de venda da data original de 5 para 11 de novembro de 2013, a partir 9h no horário de Brasília."

Segundo o diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil, a entidade não pode abrir a segunda fase de venda de ingressos sem definir quem conseguiu garantir sua entrada na primeira. Por isso, o atraso no sorteio adiou a reabertura das vendas.

A Fifa informou que o sorteio dos ingressos da Copa está sendo realizado em Manchester, na Inglaterra. Ele é acompanhado por representantes da Caixa, do governo e um tabelião. A definição de quem ficará com os 300 mil ingressos da categoria 4 será feita no início dos sorteios.

Em seguida, seguem o sorteio dos ingressos de outras categorias, jogo a jogo. Por último, acontece o sorteio dos carnês de seleções específicas ocorrerá a seguir.

Segundo a Fifa, a "loteria promete ser uma verdadeira maratona", com até mil procedimentos individuais, podendo levar mais de 24 horas. Cerca de um milhão de ingressos estão disponíveis nos dois períodos da primeira fase de venda.

Assim que o sorteio for concluído, a Fifa anunciará quantos ingressos ainda estarão disponíveis para venda entre 11 e 28 de novembro.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos