Presidente da Uefa, Platini deseja Copa com 40 seleções

Do UOL, em são Paulo

Michel Platini, atual presidente da Uefa, revelou que sonha que a Copa do Mundo tenha 40 seleções, e não 32. A ideia foi revelada após Joseph Blatter, presidente da Fifa, afirmar que pode diminuir as vagas da América do Sul e da Europa em Copas futuras.

"Em vez de tirar seleções europeias, nós temos que aumentar o número de equipes para 40", declarou Platini, em entrevista para o jornal inglês The Times.

"Assim, podemos colocar mais dois africanos, dois asiáticos, dois das Américas e mais um da Europa. Eu apoio totalmente essa ideia", completou o francês.

Para o presidente da Uefa, o aumento poderia ser feito já para 2018, quando a Copa do Mundo será disputada na Rússia. Platini deve ser candidato a presidente da Fifa nas próximas eleições, em 2015.

Blatter revelou, em coluna da revista oficial da Fifa, que não concorda que América do Sul e Europa, juntas, tenham 17 ou 18 vagas da Copa do Mundo. "Juntas, esses continentes representam menos associações membros (63 países) do que a Ásia e a África (100 países)", escreveu.

Atualmente, a Copa do Mundo tem a seguinte divisão de vagas:
- América do Sul – 4 vagas diretas + uma possível na repescagem
- Europa - 13 vagas diretas
- Américas Central e do Norte – 3 vagas diretas + uma possível na repescagem
- Ásia – 4 vagas diretas + uma possível na repescagem
- África – 5 vagas diretas
- Oceania – uma vaga possível na repescgaem

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos