Hipsters de Seul reprovam penteados de Neymar e sugerem mudanças

Fernando do Duarte

Em Seul (Coreia do Sul)

Os penteados de Neymar
Os penteados de Neymar

Embora não seja tão mainstream quanto Itaewon - bairro de Seul em que franquias de lojas ocidentais e réplicas de pubs ingleses atraem uma multidão de turistas e expatriados -, Hongdae é marcado pela badalação majoritariamente de coreanos. Um reduto hipster simbolizado pelo o salão Evanstyle, ponto obrigatório de peregrinação para os dedicados seguidores da moda capilar. Lá, em meio a goles num copo de café gelado, Bo, uma das principais estilistas do local, emite a opinião de especialista.

"Muito curto dos lados, um pouco de peso demais em cima. Não combina muito com o rosto desse menino", diz ela, apontando para a foto de Neymar na tela do tablet a sua frente.

O fato de Bo não fazer a menor ideia de quem era o dono daquele rosto mundialmente conhecido tornou a cena ainda mais curiosa. E ela manteve a postura, mesmo sendo informada pela reportagem do UOL Esporte de quem se tratava aquela foto. "Famoso ou não, eu trocaria o corte dele", completa a estilista, que chama aos gritos um colega servindo drinques para clientes nos sofás de espera. Joon serve de modelo para explicar o que ela não conseguiu com o inglês quebradiço. "Olhe para ele. Corte arrojado, mas com certo charme".

Na tarde de sexta-feira, a reação foi parecida nas vezes em que o UOL. Embora não exiba a mesma ousadia japonesa em termos de imagem e ainda viva numa sociedade altamente conservadora (há censura governamental na internet, por exemplo), a juventude coreana vem colocando um pouco as mangas – e as orelhas – de fora nos últimos anos.

  • Hipsters de Seul sugerem novos cortes de cabelo para Neymar

"Digamos que simplesmente adotar um corte moicano oxigenado não seja a única maneira de ser menos conservador", brinca Hyun Gu, gerente do Evanstyle, cuja franja penteada para o lado decididamente remete mais a David Beckham na fase veterana do que Neymar.

Só que o brasileiro também encontra adeptos. Lee Hyong, engenheiro de som de um festival de música indie que no fim de semana será realizado numa das praças de Hongdae, não somente identifica o brasileiro nas fotos como aponta para seus cabelos arrepiados. "Temos estilos parecidos e não deixamos que os nostálgicos encham muito a paciência. Neymar tem atitude", afirma.

Mas nas ruas de Hongdae o retrô não só fala mais alto. Grita. Cortes "cuia" inspirados nos Beatles e franjas repartidas como num episódio do seriado Mad Men, que se passa entre nos anos 1960 nos EUA, ainda dominam a cena. Mesmo o catálogo de estilos do Evanstyle, que já aparece em sites franceses e americanos, conta com muito mais soluções clássicas que iconoclastas.

"Se pudesse falar com Neymar, pediria que ele deixasse crescer o cabelo para que tivesse mais opções de trabalhar o penteado. Esse estilo muito curto faz com que ele perca um pouco do charme", opina Hyori, gerente de uma loja de roupas usadas de Hongdae.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos