Emergência poderá fazer Paulinho 'voltar no tempo' e jogar como lateral

Fernando Duarte

Do UOL, em Seul (Coreia do Sul)

Se no treino desta quinta-feira Luiz Felipe Scolari contou com Kin Yong Kwan, lateral-direito da seleção sub-20 da Coreia do Sul, para suprir a ausência de Maicon, cortado por lesão da excursão à Ásia, o treinador precisará improvisar com seus próprios jogadores caso precise de cobertura para Daniel Alves no amistoso de sábado contra os coreanos.

Como optou por não convocar um substituto para Maicon, Felipão tem como alternativa improvisar o lateral-esquerdo Maxwell, reserva de Marcelo. Mas poderá obrigar Paulinho a uma espécie de volta no tempo: em sua passagem pelo futebol lituano e polonês, entre 2006 e 2008, o hoje meia foi utilizado como lateral. Ele também atuou nesta função pelo Pão de Acúcar.

Mais recentemente, também foi deslocado para a lateral no Tottenham pelo treinador André Villas-Boas. Não que ele tenha gostado muito.

"Tive essa experiência quando joguei na Polônia e na Lituânia e o treinador no Tottenham também me usou na lateral, mas aqui na seleção temos jogadores em  melhores condições para fazer essa função", desconversou o meia.

O mais provável em caso de necessidade é que Maxwell assuma a direita, até porque já exerceu a função, justamente no lugar de Alves, quando jogou pelo Barcelona sob Pep Guardiola.

"Se o treinador pede, a gente faz. Fico um pouco perdido, mas temos que fazer isso pelo time", explicou Maxwell.

A situação expõe um dilema maior para Felipão: tanto Alves como Maicon são laterais na década dos 30, faixa etária em que teoricamente estão mais suscetíveis a lesões. Porém, o treinador ainda não se convenceu de que opções mais jovens podem dar conta do recado, tanto que até a Copa das Confederações vinha convocando o meia Jean, do Fluminense, como possível "coringa".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos