Aposta de Scolari se vale de brecha em regra da Fifa e flerta com a Espanha

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/ Albert Olivé

    Gerard Piqué corre atrás do brasileiro Diego Costa na partida da Supercopa da Espanha

    Gerard Piqué corre atrás do brasileiro Diego Costa na partida da Supercopa da Espanha

Sensação do início de temporada do Atlético de Madri, o atacante Diego Costa, autor de sete gols em oito jogos, já foi convocado por Luiz Felipe Scolari na seleção brasileira. Começou na reserva, mas entrou nos amistosos contra Itália e Rússia, em março. Mesmo assim, o jogador que tem nacionalidade espanhola não descarta defender a atual campeão do mundo.

"Eu devo muito a Espanha. Não posso dizer hoje nem que sim nem que não, mas deixo aberto", afirmou Diego Costa, em entrevista ao UOL Esporte. "Existe esse movimento para eu jogar pela Espanha. Mudou a regra da Fifa, então ter atuado em amistosos não me impede de passar a defender a Espanha", diz.

A última versão do estatuto da Fifa, lançado em julho deste ano, diz que jogadores que atuaram em competições oficiais da Fifa  com um país não podem defender outra seleção. A interpretação do jogador e da Federação Espanhola de Futebol é de como ele atuou apenas em jogos amistosos com o Brasil, está liberado para trocar de seleção.

Segundo o jornal El País, após um pedido do técnico da Espanha, Vicente Del Bosque, a Federação Espanhola de Futebol irá ingressar com os trâmites burocráticos na Fifa para garantir a possibilidade de contar com o jogador nascido na cidade de Lagarto, em Sergipe. Caso a entidade máxima do futebol dê o aval, faltaria apenas uma carta do jogador pedindo para defender a Espanha.

Desde junho, Diego Costa é cidadão espanhol. Ele jurou a constituição do país, que dá o direito a imigrantes que trabalharam por cinco anos e pagaram impostos para o governo espanhol pedirem a nacionalidade.

"Não conversei com o Felipão sobre isso. Ele me convocou e eu agradeci. Mas sei também que não fui mais chamado. Teve o corte do Hulk, por exemplo, e não fui lembrado", diz o atacante.

Diego Costa nunca  jogou profissionalmente no Brasil. Ele saiu há sete anos para tentar a carreira de atleta no futebol português por meio de um empresário que o viu jogar em São Paulo, quando tinha 15 anos e jogava no Barcelona de Ibiúna. Atuou no Sporting, de Portugal, até 2007, quando foi adquirido pelo Atlético de Madrid. Jogou por empréstimo no Celta de Vigo, Albacete e Valladolid. Se firmou no Atlético de Madri na última temporada e o artilheiro do clube na atual.

 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos