Qatar insiste que é possível sediar Copa-2022 no verão apesar de calor

Das agências internacionais

Em Doha (Qatar)

  • AP Photo/Qatar 2022

    Estádios em Doha teriam tecnologia de climatização interna

    Estádios em Doha teriam tecnologia de climatização interna

Apesar de forte campanha, principalmente de países europeus, para que a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, seja realizada no inverno, o país sede do Mundial insiste que é possível realizar o torneio no verão, apesar das temperaturas chegarem a 50ºC no país.

Em comunicado lançado nesta sexta-feira, a organização da Copa no país asiático reiterou que construirá estádio com ar-condicionado interno para que o calor não afete os jogadores. "Nos candidatamos para a Copa-2022 no verão e estamos totalmente comprometidos e trabalhando duro para entregar nossas promessas", diz o comunicado.

O Qatar, porém, não nega que aceitaria mudar a data do torneio. Europeus defendem que o Mundial seja realizado em janeiro, novembro ou dezembro de 2022.

"Se a comunidade do futebol nos pedir para mudarmos a data da Copa, podemos fazer isso. Mas o desenvolvimento e a implementação de tecnologias de climatização ecologicamente corretas continua como legado para nossa nação e região", afirmou a organização do evento.

Além da tecnologia em estádio, o Qatar afirma que já trabalha no desenvolvimento de condições melhores para os turistas que viajarão ao país para acompanhar a Copa, além de locais de treinamento.

Em 3 de outubro, a Fifa realizará reunião do comitê executivo em Zurique, e é esperado que neste encontro seja discutidada transferência da realização da Copa do Mundo para o inverno.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos