Tour da taça da Copa é lançado no Rio com presença de campeões mundiais

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • REUTERS/Ricardo Moraes

    Zagallo, Amarildo, Marcos, Rivellino e Bebeto participam de evento promocional no Cristo Redentor

    Zagallo, Amarildo, Marcos, Rivellino e Bebeto participam de evento promocional no Cristo Redentor

A Fifa e a Coca-Cola lançaram na manhã desta quinta-feira o tour da taça da Copa do Mundo em um dos cartões postais do Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O evento que promove o torneio contou com a presença de cinco campeões mundiais pela seleção brasileira, representantes de cada uma das conquistas. Zagallo (1958), Amarildo (1962), Rivellino (1970), Bebeto (1994) e Marcos (2002) posaram para fotos com o troféu, que passará por 89 países e viajará por 267 dias até retornar à sede do mundial de 2014.

Além da presença dos ex-jogadores e representantes da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local), a cantora Gabi Amaranto fez uma pequena apresentação ao lado do grupo Monobloco. Zagallo foi escolhido para erguer a taça na abertura do evento. O ex-goleiro Marcos comentou o reencontro com a taça.

"Eu me lembro da noite em que ergui o troféu em 2002, no Japão. Foi um momento inesquecível, que me encheu de honra e orgulho por meu país", disse ao site da Fifa o ex-goleiro  campeão mundial em 2002.

Durante o giro mundial da taça, 50 países que nunca participaram da Copa poderão ver o objeto de perto. A primeira parada será no Taiti, que esteve na Copa das Confederações deste ano e acabou conquistando a torcida brasileira, apesar de não ter vencido nenhuma partida.

O Troféu mede 36,8 cm de altura, pesa 6.175 gramas e é feito de ouro maciço de 18 quilates. Sua base contém duas camadas de malaquita semipreciosa, e abaixo estão gravados o ano e o nome de cada ganhador da competição desde 1974.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos