Juiz brasileiro marca pênalti e adia classificação da Argentina à Copa

Do UOL, em São Paulo

O jogo era entre Bolívia e Equador, mas o protagonista foi um brasileiro. O árbitro Paulo César de Oliveira marcou um pênalti polêmico para os equatorianos nesta terça-feira, em lance que determinou um empate por 1 a 1 em duelo válido pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014. O resultado impediu a classificação antecipada de Argentina e Colômbia para a competição do ano que vem.

Jogando em casa, a Bolívia abriu o placar aos 2min do segundo tempo, quando Jaime Arrascaita marcou em chute de fora da área. Ele bateu da intermediária, no canto esquerdo do goleiro Alexander Domínguez, que não conseguiu segurar.

Aos 13min, porém, o equatoriano Jefferson Montero conduziu a bola pela esquerda e se enrolou com o defensor Ronald Raldes, que caiu com a mão sobre a bola. O árbitro brasileiro Paulo César Oliveira marcou pênalti, e Felipe Caicedo converteu.

Quarto colocado das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, o Equador chegou a 22 pontos com o empate desta terça-feira. A liderança do classificatório é da Argentina, que tem 26.

Como o último jogo do Equador é contra o Chile, que tem 24 e ocupa a terceira posição, a derrota para a Bolívia teria classificado Argentina e Colômbia para a Copa do Mundo de 2014.

O empate com o Equador levou a Bolívia a 11 pontos. A seleção é a lanterna entre os nove países que disputam as Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014.

As Eliminatórias sul-americanas oferecem quatro vagas diretas para a Copa do Mundo do ano que vem. O quinto colocado ainda disputará uma repescagem contra a Jordânia.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos