EUA e Costa Rica se garantem na Copa após tropeços de México e Panamá

Do UOL, em São Paulo

Pela sétima vez consecutiva, os Estados Unidos estarão na Copa do Mundo de futebol. A seleção norte-americana venceu o México por 2 a 0 nesta terça-feira, em jogo válido pelas Eliminatórias da Concacaf, e assegurou classificação para a competição de 2014, que será realizada no Brasil. O placar também contribuiu para que a Costa Rica chegasse pela quarta vez na competição.

Com o resultado, os Estados Unidos chegaram a 16 pontos na fase final das Eliminatórias, ultrapassaram a Costa Rica, que tem 15 (também nesta terça, a Costa Rica empatou fora de casa por 1 a 1 com a Jamaica), e assumiram a liderança. A duas rodadas do término, eles não podem mais ser ultrapassados pelo México, que tem oito pontos e ocupa a quinta posição.

A fase final das Eliminatórias da Concacaf é disputada por seis equipes, que se enfrentam em turno e returno. As três primeiras colocadas asseguram vaga direta na Copa do Mundo de 2014, e a quarta equipe ainda terá uma chance via repescagem.

A Copa do Mundo de 2014 será a sétima consecutiva dos Estados Unidos, que participam ininterruptamente da competição desde a edição de 1990. Antes, os norte-americanos também estiveram nos torneios de 1930, 1934 e 1950.

Já a Costa Rica chega a sua quarta competição. Os costarriquenhos estiveram no Mundial de 2006, na Alemanha, em 2002, na Coreia do Sul e Japão, e em 1990, na Itália.

Agora, as Eliminatórias da América do Norte e Central têm apenas uma vaga direta para o Mundial restante. Honduras, terceira colocada, é quem ocupa a faixa de classificação com 11 pontos, três a mais que Panamá e México, com seis pontos em disputa. Honduras, nesta terça, empatou com o Panamá por 2 a 2.

A quarta vaga da Concacaf, que tem uma disputa na repescagem contra a Nova Zelândia, é ocupada pelo Panamá. Na próxima rodada, panamenhos e mexicanos terão um confronto direto para ver quem chega à rodada derradeira ocupando o posto.

Na última rodada, o México terá pela frente um confronto ante a Costa Rica fora de casa. Já o Panamá receberá os EUA.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos