Após atraso, Colômbia bate Equador e se iguala à Argentina na liderança

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/LUIS ACOSTA

    James Rodriguez comemora após marcar para a Colômbia contra o Equador, nesta sexta-feira

    James Rodriguez comemora após marcar para a Colômbia contra o Equador, nesta sexta-feira

Em uma partida marcada por longo atraso e paralisação por falta de luz, a Colômbia venceu o Equador por 1 a 0, nesta sexta-feira, e assumiu a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014 ao lado da Argentina.

James Rodriguez foi o autor do gol da vitória da Colômbia, que levou a equipe para os 26 pontos conquistados, após 13 rodadas. Como a Argentina folgou nesta rodada, as duas seleções têm o mesmo número de pontos, mas os 'hermanos' levam vantagem no saldo de gols (16 a 15). Os colombianos têm uma vitória a mais (8 a 7), mas este não é considerado um critério de desempate.

Já o Equador, com a derrota, segue na terceira colocação da competição, com 21 pontos em 13 jogos, mesmo número que a seleção chilena, que joga ainda nesta sexta contra a Venezuela. 

Inicialmente, a partida entre Colômbia e Equador estava marcada para 17h30 (de Brasília). No entanto, uma forte chuva que caiu em Barranquilla alagou boa parte do gramado no Estádio Metropolitano Roberto Melendez e atrasou o duelo em 1h30. 

Com a bola rolando, as duas equipes fizeram um jogo bastante movimentado e equilibrado até os 27 minutos do primeiro tempo, quando o equatoriano Achilier cometeu falta em Teofilo Gutierrez e, por ser o último homem, foi expulso.

Em vantagem numérica, os colombianos se aproveitaram e marcaram logo na sequência. Falcao Garcia arriscou de fora da área, Banguera deu rebote e James Rodriguez aproveitou para abrir o placar. 

O intervalo, que normalmente é de 15 minutos, durou quase 40. Quando as duas equipes já estavam em campo para o segundo tempo, vários refletores do estádio se apagaram e retardaram o reinício.

Na etapa complementar, mesmo com um a menos, os visitantes assustaram e chegaram perto do empate aos 15 minutos, em uma cobrança de pênalti. No entanto, Walter Ayovi deslocou o goleiro Ospina e mandou a bola para fora. 

Os donos da casa, depois do susto, tiveram as melhores oportunidades de ampliar o placar. Falcao Garcia, craque da Colômbia, chegou duas vezes com perigo, mas desperdiçou ambas. 

Na próxima rodada, a Colômbia enfrenta o Uruguai, fora de casa, na terça-feira, às 19h. No mesmo dia, às 17h, o Equador visita a Bolívia, que ocupa a penúltima colocação nas Eliminatórias.

CONFIRA AS SELEÇÕES JÁ CLASSIFICADAS PARA A COPA

NAMORADO DE LARISSA RIQUELME MARCA E PARAGUAI SE MANTÉM VIVO

  • Com chances remotas de se classificar para a Copa do Mundo, o Paraguai se manteve vivo ao vencer a Bolívia dentro de casa. Em Assunção, a seleção conseguiu ganhar por 4 a 0.

    O atacante Jonathan Fabbro, namorado de Larissa Riquelme, a musa da Copa de 2010, foi um dos autores dos gols. Richard Ortiz, Roque Santa Cruz e Gustavo Gomez completaram o placar.

    Essa foi apenas a terceira vitória do Paraguai nas Eliminatórias e tira a seleção da lanterna, ultrapassando a Bolívia. A equipe está a cinco pontos do Uruguai com mais nove em disputa. Os uruguaios estão em quinto, na faixa da repescagem. Já a Bolívia não tem mais chances de se classificar.

VALDÍVIA DÁ ASSISTÊNCIA, GREMISTAS MARCA E CHILE BATE A VENEZUELA

  • O Chile também se aproximou da líder Argentina nesta rodada. Contra a Venezuela, adversária direta por uma vaga no Mundial, os chilenos conquistaram a vitória e não têm mais como ser ultrapassados pelos venezuelanos.

    O meia Valdívia, do Palmeiras, foi responsável por fazer a jogada do primeiro gol do Chile, marcado por Eduardo Vargas, do Grêmio. Mark Gonzáles e Arturo Vidal completaram a vitória por 3 a 0.

    Com a vitória, os chilenos chegaram aos 24 pontos, assumindo a terceira colocação, apenas dois atrás de Argentina e Colômbia, os líderes do torneio. Já os venezuelanos ficaram com 16 na sexta colocação.

SUÁREZ DECIDE E URUGUAI MANTÉM SONHO DE NOVO "MARACANAZO"

  • O Uruguai deixou Lima, a capital peruana, com o sonho de produzir um novo "Maracanazo" em 2014 bem vivo: com dois gols de Luis Suárez, os uruguaios bateram o Peru por 2 a 1 e abriram três pontos de vantagem sobre a Venezuela na briga pela repescagem (o 5 colocado no continente joga o desempate pela vaga na Copa com o vencedor da repescagem asiática.

    Além disso, evitaram que o próprio Peru roubasse a posição, já que, se vencesse, iria a 17, contra 16 do Uruguai. Agora, a Celeste Olímpica possui 19 pontos.

    O protagonista da vitória foi Suárez: no primeiro gol, ele mesmo sofreu um polêmico pênalti, ao ser supostamente tocado por trás por um zagueiro peruano. No segundo gol, acertou um belo chute alto da entrada da área. Farfán ainda diminui para os peruanos, de falta.

    Na próxima rodada, terça-feira, o Uruguai encara a Colômbia em Montevidéu, enquanto o Peru enfrenta a Venezuela, fora de casa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos