"Plácido Domingo quer cantar na Copa de 2014", diz maestro venezuelano

Do UOL, em São Paulo *

  • Getty Images

    Segundo maestro venezuelano, Plácido Domingo quer cantar na Copa do Mundo de 2014

    Segundo maestro venezuelano, Plácido Domingo quer cantar na Copa do Mundo de 2014

Se depender da vontade dele, o tenor espanhol Plácido Domingo será uma das atrações musicais da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Segundo o maestro venezuelano José Antonio Abreu, o músico europeu expressou o desejo em agosto, durante o Festival de Salzburgo (Áustria).

"Quando acabou o último concerto do festival, Plácido manifestou desejo de cantar conosco na Copa do Mundo de 2014, no Brasil", disse Abreu, criador do Sistema de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela. "Ele também quer dirigir os nossos meninos", completou o maestro.

O Sistema, como o projeto criado por Abreu é conhecido, iniciou suas atividades em 1975. Atualmente, a iniciativa social de música clássica abriga mais de 400 mil garotos.

Na última terça-feira, Abreu participou de um ato oficial com Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. O mandatário nacional pediu que o maestro coordene um plano de inclusão social baseado em teatro e dança.

A ideia do governo venezuelano é que o novo plano siga os moldes do que Abreu criou com O Sistema. A iniciativa é uma das apostas do país sul-americano para reduzir o índice de assassinatos, que chegou a 16 mil no ano passado e atingiu 3,4 mil pessoas no primeiro semestre de 2013.

* Com agências internacionais

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos